13 de outubro de 2018

Livros que Marcaram a Infância de 8 Autores

autores-nacionais
O livro infantil ou infanto-juvenil, na maioria das vezes, é a porta de entrada para o maravilhoso mundo da literatura. Então, em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia Mundial do Escritor, a Gatita perguntou a alguns dos autores parceiro do blog qual foi o livro marcante na infância de cada um. Venha conferir os livros que povoaram a imaginação fértil dos escritores que admiramos. 


Qual Foi seu Livro Favorito na Infância?


Autora Soraya Abuchaim


parceria-escritora-gatitaecia
Soraya Abuchaim, a nossa Dark Queen do terror nacional só poderia lembrar-se de um livro cheio de assassinatos. Muito antes de criar suas próprias mortes macabras nos seus livros "Até eu te possuir", "A Vila dos Pecados" e diversos contos, a jovem Soraya foi marcada pela leitura de O Escaravelho do Diabo.
livro-capa-gatitaecia

Indicação: O Escaravelho do Diabo (SérieVaga-Lume)

Autora: Lucia Machado de Almeida
Ano: 1977 / Páginas: 128 / Idioma: português / Editora: Ática
Gênero: Infanto-juvenil / Romance policial / Literatura Brasileira / Suspense e Mistério
Sinopse: Vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem mortas. É a única pista que Alberto tem para chegar àquele estranho criminoso. Selecionado para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola em 1999. Acompanha suplemento de atividades.

Aguardem, pois em breve, terá novidades sobre Soraya Abuchaim. Será que vem mais assassinatos por aí?

Autor Igor Lopes (Augusto Martins)


parceria-escritor-gatitaecia

IgorLopes, também conhecido como Augusto Martins e um dos autores do tocante livro "Sentimentos", lançado na Bienal do Livro de SP pela Editora Sonhos, indicou dois dos livros favoritos na juventude. São clássicos que marcaram a vida de muitas pessoas, assim como, agora, "Sentimentos" marca a vida de seus leitores. 
livro-capa-gatitaecia

Indicações: O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Ano: 1943 / Páginas: 96 / Idioma: português / Editora: Agir
Gênero: Aventura / Drama / Fábula / Fantasia / Ficção / Infantil / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Contos / Educação / Filosofia
Sinopse: Livro de criança? Com certeza.
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?

O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.

livro-capa-gatitaecia

Fernão Capelo Gaivota

Autor: Richard Bach
Ano: 1970 / Páginas: 80 / Idioma: português / Editora: Record
Gênero: / Fábula / Fantasia / Ficção / Infantil / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Contos / Literatura Estrangeira/ Filosofia
Sinopse: Para as pessoas que inventam suas próprias leis quando sabem ter razão; para quem tem um prazer especial em fazer as coisas bem feitas, nem que seja só para elas; para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que os nossos olhos vêem.




Autor Diego Guerra


parceria-escritor-gatitaecia

O autor de "O Novelo do Verbo" (agora em uma nova edição maravilhosa) e vários contos, Diego Guerra,  lembra-se da saga que não poderia faltar na infância de nenhum criança. Um fenómeno mundial que ultrapassou fronteiras culturais e abriu os olhos da indústria literária para o potencial dos enredos infanto-juvenis bem escritos e divulgados.
livro-capa-gatitaecia

Indicação: Saga Harry Potter

Autora: J. K. Rowling
Ano: 1997 / Volumes: 7 / Idioma: português / Editora: Rocco
Gênero: Fantasia / Infantojuvenil / Literatura Estrangeira
Sinopse: A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais. Mas, para isso, Harry precisará passar por uma série de desafios e enfrentar inúmeros perigos. Em sete livros que se tornaram o maior fenômeno editorial de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos e traduções em 78 idiomas, Harry Potter não é exposto apenas a batalhas e feitiços. Ele precisa superar traições, surpresas e, sobretudo, aprender a lidar com os próprios sentimentos. O amor, a amizade e claro, uma boa dose de magia e imaginação, são os elementos-chave para da maior saga bruxa de todos os tempos

Autora Priscila Gonçalves

parceria-escritora-gatitaecia
Priscila Gonçalves também mencionou a saga Harry Potter, o que é compreensível para os leitores que acompanham sua carreira e já leram seu livro de estrela "Alys, Elemento Alpha" e aguardam ansiosamente o próximo volume. A segunda menção da autora remete a outra saga que carimbou a presença na nossa lista: A Coleção Vagalume, por muitos anos, uma das principais  fontes de literatura infanto-juvenis nacionais.
livro-capa-gatitaecia

Indicação: O Mistério do Cinco Estrelas (Série Vaga-Lume)

Autor: Marcos Rey
Ano: 1981 / Páginas: 128 / Idioma: português / Editora: Ática
Gênero: Aventura / Infanto-juvenil / Literatura Brasileira / Romance / Romance policial / Suspense e Mistério
Sinopse: Um homem é assassinado no apartamento 222 do Emperor Park Hotel. O único que viu o corpo foi Léo, o mensageiro. Mas ninguém acredita em suas histórias, a não ser seus amigos Gino, Ângela e Guima. Léo é apenas um garoto e seus inimigos são ricos e poderosos. sem ter provas nenhuma contra elas, acaba perdendo o emprego e sendo procurado pela polícia, achando que tem problema de cabeça. Quem conseguirá desvendar o mistério do cinco estrelas?

Autor Fernando Mello

parceria-escritora-gatitaecia
Fernando Mello, autor de "Sob o Domínio do Silêncio" e do lançamento "Submerso em Ossos" também menciona dois clássicos.  Opostas as suas obras,, nas quais o horror apresenta-se em formato brutalmente realista, o autor pontua  os contos que invadem o imaginário infantil com as fantasiosas fábulas (que representei no compilado feito por Monteiro Lobato) e A Metamorfose, que encanta qualquer adolescente.
livro-capa-gatitaecia

Indicações: Fábulas

Autor: Monteiro Lobato
Ano: 1922 / Páginas: 64 / Idioma: português / Editora: Brasiliense
Gênero: / Fábula / Fantasia / Ficção / Infantil / Contos / Infantojuvenil / Literatura Brasileira /
Sinopse: Neste livro, Monteiro Lobato reescreve as velhas fábulas de Esopo e La Fontaine, que ressurgem com um sabor todo especial: são comentadas o tempo todo, e até criticadas.
Diversas fábulas integram essa antologia, entre as quais: A Cigarra e as Formigas; O Velho, o Menino e a Mulinha; A Morte do Lenhador e tantas outras.


livro-capa-gatitaecia

A Metamorfose

Autor: Franz Kafka
Ano: 1917 / Páginas: 104 / Idioma: português / Editora: Companhia das Letras
Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção / Romance / Horror / Drama / Entretenimento / Fantasia / Contos / Romance policial / Línguas Estrangeiras
Sinopse: A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

Autora Graci Rocha

parceria-escritora-gatitaecia

As fábulas não foram as únicas lembradas. Os contos de fadas, principalmente a Cinderela, eram as fantasias favoritas da autora Graci Rocha, muito antes de imaginar que iria criar sua própria fantasia com o livro Imortal: A Maldição de Arthur. Outra lembrança marcante foi o clássico "Alice no país das maravilhas".
livro-capa-gatitaecia

Indicação: Cinderela (Clássicos Ilustrados)

Autor: Vários Autores
Ano: - / Páginas: 16 / Idioma: português / Editora: Disney
Gênero: Aventura / Fábula / Fantasia / Ficção / Infantil / Infantojuvenil / Literatura Estrangeira
Sinopse: Após perder o pai, Cinderela trabalha dia e noite como empregada para servir a madrasta e suas malvadas meias-irmãs. Porém, certo dia, chega um convite para um baile no palácio, e o destino pode mudar. Será que Cinderela vai encontrar o amor verdadeiro e se tornar uma princesa de verdade? Viaje pelas páginas deste livro e descubra como termina o conto de fadas mais cativante de todos os tempos.

livro-capa-gatitaecia
Alice (Coleção Clássicos Zahar)
Autor: Lewis Carroll
Ano: 1865 / Páginas: 317 / Idioma: português / Editora: Zahar
Gênero: Aventura / Fábula / Fantasia / Ficção / Infantil / Infantojuvenil / Literatura Estrangeira
Sinopse: Obras-primas de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho há mais de um século encantam crianças e adultos. Instigante, divertida, inusitada, profunda, a saga de Alice é inesgotavelmente interpretada, parodiada, filmada, citada... e, é claro, lida.





Autora Thaís Caldeira

parceria-escritora-gatitaecia
Thaís Caldeira, autora de "Vegas" e do conto "Verão em Aruba" entre outras obras, escolheu um livro de Pedro Bandeira, praticamente uma unanimidade no universo infanto-juvenil nacional.

livro capa

Indicação: A Marca de Uma Lágrima


Autor: Pedro Bandeira
Ano: 1985 / Páginas: 128 / Idioma: português / Editora: Moderna
Gênero: Literatura Brasileira / Ficção / Romance / Drama /
Sinopse: Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A ideia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.


Autor Jonas Zair

parceria-escritora-gatitaecia
Quer prova maior de que Pedro Bandeira agrada a todos os leitores? Jonas Zair, autor do policial "Relatos de Sangue" e do livro em pré-venda "O Telefonema que não Fiz" também citou outra obra do mesmo escritor.
Pedro Bandeira livro capa

Indicação: Na Colmeia do Inferno (Garrote, menino coragem)

Autor: Pedro Bandeira
Ano: 2009 / Páginas: 87 / Idioma: português / Editora: Moderna
Gênero: Literatura Brasileira / Ficção / Aventura /
Sinopse: Aquele garoto tinha de domar a existência, tinha de impor-se à violência daquela vida, antes que a própria violência da vida o dominasse... De um dia para o outro, de repente órfão, Eduardo teve de mudar-se da cidade grande para a Fazenda do Encantado, em meio aos cavalos xucros, ao pó vermelho do cerrado goiano, à violência da vida controlada pela abelha-rainha daquela colmeia do inferno, Nhá Nana, sua avó. Uma tirana, para quem a vida dos outros nada valia. Eduardo tinha de domar essa nova vida, de domar o demônio de pêlo negro, o cavalo Asa Negra. Ele tinha de resistir, de impor-se. Mas, sobretudo, tinha de impedir que Nhá Nana o domasse!



Agradeço imensamente aos autores que estão sempre disponíveis em colaborar com a Gatita. Vocês são parceiros incríveis e pude recordar a minha própria infância, que também foi recheada com esses livros.
E, você leitor, qual livro marcou sua época de criança? Deixe nos comentários.


Curta nossa página XD Siga nosso Instagram XD Estamos no Google+

7 comentários:

  1. Adorei o post, já li grande parte, outros não conhecia! ❤️

    ResponderExcluir
  2. Que post massa!! Achei show. Parabéns pelo conteúdo e para nós autores participantes :)

    ResponderExcluir
  3. mana, eu AMO o mistério do cinco estrelas! primeira vez que alguém lembra dele e to emocioanda! hahahaha
    Pequeno principe, alice e hp são clássicos que quem lê não esquece!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Tati.
    Menina eu amei esse post
    Estou chocada que o livro de infância da Soraia Abuchaim é Escaravelho do Diabo. Mano!!! Que icônico!!!!!
    Eu sou mais Harry Potter também.
    Amei de mais esse post.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Sempre tem aquele livro né? O da minha infância foi Lúcia-já-vou-indo.
    Eu lia a história e sempre me identificava com a Lúcia. kkkkkkkkkk
    Amei a lista dos autores.

    ResponderExcluir
  6. Que post TOP, adorei o tema. Todos nós começamos com um livro que nos marca né. Adorei saber quais foram os livros dos autores. O meu foi O Pequeno Vampiro.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Tati, tudo bem?
    Nossa querida Dark Queen sempre gostou de livros sangrentos, néh? Eu ainda não li o escaravelho do diabo mas, agora vou pegar ele na estante para conhecer a história. Eu amo esses TOP 5 são ótimos para conhecermos novas livros, o livro que marcou a minha infância foi "O Jardim Secreto".

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...