19 de setembro de 2015

[Resenha] Grey /E.L.James


É impossível negar que 50 Tons de Cinza ainda movimenta o mercado editorial. Prova desse fato é que, nas primeiras duas semanas de vendas nos Estados Unidos, já eram mais de 1 milhão de cópias vendidas – entre livros físicos, áudio books e e-books – do quarto volume da saga intitulado “Grey(E.L. James, 2015, Editora Vintage Anchor, 576 p.). A edição brasileira, apesar de ser a maior pré-venda do ano, só chega ao país nessa sexta-feira (18 de setembro) pela Editora Intrínseca. 
Li o livro original em língua inglesa para o Portal Sua Estante e aproveito para dividir a resenha com vocês.



Grey - Cinquenta Tons de Cinza pelos Olhos de Christian / E.L. James




Minha expectativa era bem baixa com relação a essa leitura pois não adorei e nem odiei a trilogia. Minha crítica não recai ao gênero que se popularizou como Hot, que conta com excelentes títulos, mas especificamente a obra de E.L. James que, principalmente no segundo e terceiro livros, tem sérias falhas na resolução do mistério do tal perseguidor. Porém, sou uma entusiasta de versões com um outro ponto de vista e é exatamente disso que se trata Grey.

O novo livro aborda, pelo olhar do magnata Christian Grey, o enredo do primeiro volume da trilogia 50 Tons de Cinza. O mundo do precoce empresário de sucesso é, por falta de uma palavra melhor, tedioso. Exercer controle sobre tudo da maneira que Christian deseja faz com que seu cotidiano seja sem graça. Porém, as coisas mudam quando a estudante Anastasia Steele, substituindo a amiga no jornal da universidade, adentra seu escritório para entrevistá-lo. A partir deste momento, a vida de Grey ganha cores com sua obsessão em transformar a ingenua estudante em sua submissa.

Não vou me ater as polêmicas que essa temática gerou, que em minha opinião são um tanto exageradas. O problema desse novo livro é ser praticamente uma transcrição fiel do primeiro volume da trilogia. A autora perdeu uma excelente oportunidade de tornar um enredo mediano em um conteúdo mais profundo.

Acredito que não seria esperar demais que um roteiro mundialmente famoso fosse melhor desenvolvido nessa nova empreitada. A escritora Tammara Webber alcançou esse feito com o New Adult “Breakable(2014, Editora Verus, 364 p.) – sendo o ponto de vista alternativo do bem escrito, mas beirando o clichê “Easy(2013, Editora Verus, 306 p.) – foi convertido em uma trama intensa e relevante.

Sai a saltitante deusa interior de Anastasia e entra um inseguro Christian que repete a exaustão essas três frases: “Ela não vai aceitar. Talvez ela aceite. Foco, Grey!” – na vigésima vez que essas orações aparecem nessa mesma ordem eu já estava tão entediada quanto o protagonista. Exceto três cenas extra que não acrescentam absolutamente nada – uma com o irmão, outra com a irmã e uma terceira com Elena, a ex dominadora – o único bom acréscimo é o curto diálogo de Grey com o Dr. Flynn, seu terapeuta, já no final do livro.

Se a autora tivesse modificado toda a narrativa para simular que Christian estivesse contando os acontecimentos para seu psicólogo, o enredo teria ganho a profundidade necessária e proporcionado o tipo de livro que esse protagonista complexo merecia.

Em suma, meu intuito com essa resenha não é demover o interesse nessa leitura. Se você leu a trilogia completa – e muitos novos leitores formaram-se através desses livros – certamente deve ler “Grey” também. Apenas mantenha suas expectativas tão amarradas quanto Anastasia na gravata de Christian.




7 comentários:

  1. Oi Tatiana, tudo bem?

    Eu não sou contra e nem a favor da trilogia 50 tons, uma que gosto de ler livros do gênero, eu só acho que não tinha necessidade de ter sido 3 livros. Acho que um único livro daria para contar a história toda sem a enrolação. Também ainda não assisti o filme, vou esperar passar no telecine e ainda não sei se vou ler a versão dele, talvez por curiosidade.Mas não será prioridade.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia! Tudo joia?
      Eu gosto do gênero também, mas esse quarto volume foi um dos piores que já li. A autora poderia ter se esforçado minimamente ... me pareceu um pouco de descaso com os fãs.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Tatiana!
    Eu juro que tentei ler esse livro do Grey, afinal, eu li a trilogia 50 Tons.
    Mas não sei o que aconteceu, não consegui sair do capítulo 2, aí eu parei.
    Talvez no futuro, mas agora só achei 'mais do mesmo' e meio apelativo, uma visão bem machista da coisa.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Admito que se não tivesse me comprometido em lê-lo para um portal que sou parceria, eu certamente iria abandonar esse livro. Depreciou a trilogia original.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu não li a trilogia de cinquenta tons de cinza, mas assisti o filme (sei que não é a mesma coisa). Eu adorei a tematica e sei que no livro tudo é mais forte e mais apimentado, mas não me interessei pela trilogia, mas isso não acontece com GREY que eu estou super afim de ler e de formar a minha opinião. Adorei o seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, tudo bem? Eu amei sua análise da obra, e concordo completamente com sua opinião a respeito de obras que abordam o enredo com diferentes pontos de vista.
    Sobre 50 tons, eu li a trilogia, gostei da história achei diferente, de uma forma inusitada. Em minha opinião, a melhor coisa que 50 tons fez enquanto obra literária, foi o despertar de mulheres de diferentes idades para a leitura. Qdo soube do lançamento de Grey, fiquei com raiva, pois pra mim, é desnecessário.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati, gostei muito de sua análise e concordo com tudooo haha Li a trilogia e não gostei, talvez o primeiro tenha sido o menos ruim dos três, mas realmente acho a escrita da autora mt fraca e pobre. Por isso não tenho nenhum interesse em ler mais esse livro dela, para mim essa trilogia já deu o que tinha que dar rsrs
    Beijos <3
    http://persuasaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...