12 de julho de 2017

[Resenha] Resquícios de Nós Mesmos / Saulo Moreira

Assim como as festas de São João que não terminam em junho, nosso especial “Anne Rice Project” invade o mês de julho com a resenha do livro “Resquícios de Nós Mesmos”, do autor mineiro Saulo Moreira. Venha desvendar os mistérios juntamente ao detetive Sandro.

Resquícios de Nós Mesmos/ Saulo Moreira


No livro “Resquícios de Nós Mesmos” o autor Saulo Moreira uni três dos meus gêneros literários preferidos: policial, suspense e terror. A trama brinca com alguns conceitos das lendas urbanas, girando em torno de um assassinato em uma casa abandonada em uma cidadezinha do interior de Minas Gerais.
Pelo fato de morar no interior de São Paulo, a escrita de Saulo logo me chamou atenção pela acuidade em descrever as particularidades sobre como é viver na atualidade em uma cidade pequena. A tecnologia e internet estão presentes e conectando ao mundo, contudo, ainda existe aquela característica interiorana dos adolescentes perambularem sem supervisão e crescerem no mesmo ambiente, inclusive em idade adulta. Por esse motivo, quando ocorre um incidente na casa com fama de assombrada na Rua Argentina, 299, o caso cai sob a responsabilidade do detetive Sandro, já que uma das envolvidas é Aline, irmã do detetive Alisson, seu colega de serviço e filha do seu superior José de Arimatéia.
O caso rapidamente se torna importante não apenas pela notoriedade da envolvida, mas porque as testemunhas acreditam que um fantasma foi o autor do assassinato. Entretanto, o detetive Sandro precisará lidar com seus próprios medos, fantasmas e demônios internos para desvendar o crime, pois na adolescência, muitos anos antes, nessa mesma casa assombrada, ele perdeu a memória num acidente inexplicável.
Sem sombra de dúvida, o detetive Sandro é o protagonista do livro, apesar dos capítulos intercalarem as tramas entre os personagens ligados ao primeiro incidente ocorrido na casa – como Allison lidando com sua arrogância para manter a namorada ao tentar entender o que sua irmã vivenciou; Marcos, o dono de pet shop as voltas com suas fobias e a paternidade e Luís, o excêntrico hacker bem sucedido. O jeito nerd solitário, além de encantador, faz o leitor torcer para que Sandro supere sua angustias e refaça sua vida, mesmo com amnésia.
Em meio aos mistérios do caso, o autor aborda dois temas distintos, mas os faz se complementarem de maneira brilhante. Enquanto o detetive Sandro tenta equilibrar seu ceticismo com as evidências sobrenaturais, no melhor estilo Arquivo X (X-Files, 1993-2016), também reflete se o que nos torna o que somos são nossas experiências vividas e se, ao perder a memória, ainda seriamos a mesma pessoa.

A escrita de Saulo Moreira prende o leitor de “Resquícios de Nós Mesmos” e, em muitos momentos, me vi indagando quem possuía as motivações justas no enredo. Vale ressaltar que os personagens principais são masculinos, entretanto, as figuras femininas são cada uma ‘empoderada’ (por falta de uma palavra melhor) a sua própria maneira.  Todas possuem sua relevância no enredo, seja Ana Paula, a cientista de mente aberta, ou Laís a tia hippie crédula de uma das testemunhas ou, até mesmo, as dúvidas modernas da namorada de Alisson, que são semelhantes a grande maioria das jovens mulheres de qualquer lugar.
Resquícios de Nós Mesmos” agradará tanto a quem procura uma trama investigativa, quanto a aqueles leitores que, como eu, não dispensam um viés sobrenatural. Certamente já estou ansiosa para ler “O Grupo”, livro do mesmo autor publicado pela Editora Pendragon.

E você, acredita que aparições em casas amaldiçoadas não passam de travessuras de crianças desocupadas com mentes férteis ou fenômenos sobrenaturais?




Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

16 comentários:

  1. Oi Tatiana! Achei bem interessante o livro. Seu post foi bem explicativo e a história parece prender o leitor. Acho que aparições não existem, mas em uma cidade pequena, o que não deve faltar são crianças com imaginação fértil. kkkkk
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatiana 😊 gostei muito da sua resenha, nunca li nenhum livro do gênero suspense/policial/terror, mas fiquei com uma curiosidade para ler este livro só pelo gênero. E em cidade pequena tudo pode acontecer kk
    Beijos ❤😊

    ResponderExcluir
  3. Oie!! É o tipo de livro que me atrai com certeza. Amo histórias assim, e por ser do interior também tenho certeza que vou me identificar bastante. O seu relato está bem explicativo! Já dei print no livro pra comprar o meu 📚

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito do gênero policial, misturado com o inexplicável então fica melhor ainda!! Não acho que essas aparições aconteçam, mas é melhor não duvidar kkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o autor, tampouco sua obra, mas gostei da ideia central da história ♥ Ela me lembrou Em Águas Sombrias, já leu? Conta o caso de uma mulher que é fascinada pelo Poço dos Afogamentos e acaba morta de um dia para o outro no rio. Todo o enredo gira em torno desse caso. Acho interessante demais quando o autor junto gêneros diferentes e monta algo incrível. Fiquei curiosa e acho que leria com toda certeza.

    ResponderExcluir
  6. Pela sua resenha este parece ser um livre que prende a atenção do leitor. Pena que é o tipo de leitura que não me atrai. Mas sua resenha ficou bem atrativa.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tati.
    Ultimamente tenho gostado bastante de livros nessa vibe suspense. Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deu aquela vontade de conhecer melhor.
    Espero ter a oportunidade ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. eu não gosto muito do genero terror e amo um suspense e açoes policiais, eu amei essa resenha. Me parece ser um livro maravilhoso.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Nossa, já pelo título percebo que a história é interessante! Achei bem chamativo, e pelo jeito, a história parece ser bem construída, e gostei do fato do enredo acontecer no Brasil, amei a sua percepção sobre as personagens, e claro, da forma como você contou a sua opinião sobre a obra, realmente dá vontade de ler!

    Beijos, parabéns pela resenha, foi super interessante!
    senhoritadeise.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da tua resenha, bem objetiva e extrovertida.
    Acredito que podem ser crianças sim, mas não vivas. Fico um pouco confusa com essas perguntas.
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  11. Oi Tati, tudo bem? Que enredo de tirar o fôlego hein... Quando leio suspense, mistério já me apaixono pela história sem nem ter lido o livro inteiro. Esse é meu gênero favorito desde sempre. Quem fala é uma fã de carteirinha de Agatha Christie rs Pensar em coisas sobrenaturais já me dá um frio na barriga mesmo assim leria com certeza. Gostei muito da indicação e da história. Excelente resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Oi Tati ! Que livro maravilhoso é esse ♥ Não sou muito fã de suspense, mas esse me chamou muito a atenção haha, espero conseguir ler um dia rs. Adorei a resenha ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá, Tati! Gostei bastante do livro parece prender muito bem o leitor e sim acredito em aparições hahahahah e vindo de crianças acho mais facíl acontecer.


    Beijos da Cá.

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante a proposta do livro! Me interesse muito por obras que se passam no nosso país, e essa ainda é em Minas Gerais, onde moro! Fiquei curiosa para saber como as coisas vão se resolver e qual o grande mistério dessa casa...
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei a resenha, mas tenho que deixar um aviso para quem leu aqui e resolveu conferir a obra. Não se assustem se o Alisson não for mais detetive ou se a Laís não é tia do Marlon. O livro passou por análise critica e acabei mudando algumas coisas. kkk

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece muito bom! Gosto bastante de histórias de mistério que se passam no Brasil, conheço tão poucas. Definitivamente vou pesquisar mais sobre esse livro e o trabalho do autor.
    Ótima resenha :)
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...