13 de dezembro de 2016

[Resenha] O Adulto / Gillian Flynn

banner gatitaecia o adulto
Publicado originalmente em “Rogues (2014, Editora Bantam, 816 p.), o conto “O Adulto” demonstra porque George R. R. Martin – autor de “As Crônicas de Gelo e Fogo” e organizador dessa  antologia – convidou a escritora Gillian Flynn a figurar entre nomes importantes como Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, nessa grande homenagem ao terror e ao suspense. Confira a resenha da edição solo lançada no país pela Editora  Intrínseca

O Adulto / Gillian Flynn

O Adulto - Ficha Técnica

Gillian Flynn se tornou merecidamente best-seller e mundialmente conhecida com seu thriller psicológico Garota Exemplar (Gone Girl, 2013, Intrínseca, 448p.)leia a resenha aqui. De posse de uma escrita perspicaz sobre a sociedade americana e as consequências da decadência econômica no âmbito familiar, a autora empresta ao conto “O Adulto” sua visão a casa amaldiçoada, uma das histórias mais tradicionais de terror.

Curiosamente, em nenhum momento é revelado o nome da protagonista, que narra em primeira pessoa as 64 páginas do conto. O interessante é esse fato peculiar criar certa empatia e intimidade do leitor com a jovem escroque.

Vinda de uma infância desestruturada, a jovem se especializou desde cedo em pequenas fraudes e descobriu um dom para “ler” e manipular as pessoas, o que lhe rendeu uma promoção a vidente em uma loja bem suspeita, em que os negócios escusos no fundo são o que acontece de mais interessante. Esse talento não tem nada de sobrenatural, lembrando os enredos de séries de tv “Psych(2006-2014, USA Network) e “The Mentalist(2008–2015, CBS), em que seus personagens usam de lábia e muito treino de observação para se passarem por clarividentes.
O Adulto - gato - capa - quote
Quando Susan Burkes a contrata para limpar a casa de espíritos que alega estarem possuindo seu enteado, a protagonista planeja utilizar o desespero da cliente para arquitetar um grande engodo que fará seu pé de meia. Nossa protagonista acaba duvidando de seu próprio ceticismo ao se deparar com as características marcantes dos enredos de terror que tanto adora ler: mansão com histórico de tragédia, as paredes chorando sangue, o adolescente sociopata e o gato que poderia ter vindo direto do Cemitério Maldito (Stephen King, 1983, Pet Sematary, Editora: Planeta do Brasil, 243p.).

A autora, além de fazer referências veladas a vários ícones do terror durante a trama, faz menções pontuais a livros clássicos desse gênero. Obviamente, a curiosidade do leitor fica aguçada para não perder esses títulos, assim como o passageiro do ônibus que estica o pescoço para descobrir qual o livro que o ocupante do banco vizinho está entretido.

Durante toda a leitura, a personalidade mordaz da protagonista não nomeada me lembrou de Libby Day, outra personagem de destaque criada pela autora no livro Lugares Escuros (Dark Places, Gillian Flynn, 2015, Intrínseca, 352p.). Provavelmente, isso se deve ao reflexo de ambas virem de famílias totalmente desestruturadas. No fundo, por meio de seus golpes sem grandes prejuízos, demostram que só quererem pertencer a algo. Contudo, essa busca por pertencimento pode enveredar para uma intrincada encruzilhada psicológica. 


Gostam de contos de terror? Qual tema clássico de terror mais gostam? Eu, não é segredo, adoro vampiros. Comente o seu favorito.
Gostaram do gato frajolinha? Ele é o Ogrinho. Muito amoroso, apesar de o nome parecer saído de um enredo de terror...rs...


15 comentários:

  1. Eu ainda não li mas deu uma certa curiosidade de ler.
    www.vitoriafaustino.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pra leitura, eu gosto de terror, apenas pra filmes e series que me da muito medo!! Nossa mais sua resenha sobre esse conto me encantou....vou procurar pra ler e volto aqui e te falo se gosteii...beijaoo

    ResponderExcluir
  3. Não da agonia ler um livro onde a protagonista não é nomeada? Hhahah!
    A história me parece ser boa, porém o livro não faz muito o meu gênero! :(

    ResponderExcluir
  4. Li recentemente Garota Exemplar e gostei bastante, me senti tentada a ler esse conto, mas eu odeio terror, não gosto de ler e fico mal depois, então deixo essa dica passar. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, buscarei mais sobre esse livro

    ResponderExcluir
  6. Na verdade não gosto de terror, gosto mais de suspense algo que me deixe curiosa gosto também de romance e livro que interaga com a pessoa.

    ResponderExcluir
  7. NOSSA sou viciado em livros e amo saber sobre livros novos que não conheço! Já vou em busca pois adorei a resenha. Muito sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, mas gostei bastante das suas informações minuciosas sobre ele.
    Parece ser um ótimo livro.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  9. confesso que não sou chegada em terror, nem contos, nem filmes, nem historias rsrs sou do time das medrosas rsrs Mas adorei as informações referentes ao livro e me deixou até curiosa, mas não sei se tenho coragem de ler rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Escreves muito bem. A forma descreves da curiosidade de ler o livro mas livros de terror já há bastantes anos que não é a minha cena. Passei de amor ao ódio a filmes e livros de terror. Beijo bom.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da resenha!Ultimamente ando lendo apenas romance que é meu favorito.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a resenha, não conhecia o livro. Mas não gosto muito do gênero terror rsrsrs #medinho kkkk.

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto muito de terror: nem série, nem livro, nem filme. Mas a tua boa resenha até deu vontade de ir ler.
    Beijinhos, Mafalda

    ResponderExcluir
  14. Tati, que resenha excelente! Fiquei muito curiosa pra ler esse livro! Amei a forma que você ligou os fatos do conto sem dar spoilers! Adorei e ja vou atrás desse livro! Beijos
    www.marianafaian.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii adorei a resenha, até hoje eu só li Lugares Escuros e achei muito bom! Só escuto elogios sobre esse livro dela e fico mega curiosa em ler. Acredito que desse ano não passe.
    Adorei sua resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...