28 de maio de 2017

[Netflix] Twin Peaks - 1 temporada inédita + 4 livros

série-netflix-gatitaecia
A Netflix disponibilizou essa semana no Brasil a terceira temporada inédita da série norte-americana Twin Peaks. 26 anos após mudar a maneira como o mundo assistia TV, o cineasta David Lynch e o roteirista Mark Frost novamente animam os saudosos fãs com sua narrativa peculiar.

Twin Peaks


série-gatitaecia
Título original: Twin Peaks (1990)
Criadores:  David Lynch, Mark Frost
Elenco:       Kyle MacLachlan
Temporadas: 1 (1990) = 8 episódios
                      2 (1991) = 22 episódios
                      Filme: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)
                      3 (2017) = 18 episódios (Netflix)
País:  EUA
Gênero: Drama, Fantasia, Policial.
Sinopse: O corpo de Laura Palmer é encontrado numa praia perto da pequena cidade do estado de Washington, Twin Peaks. O Agente Especial do FBI, Dale Cooper, é chamado para investigar a sua estranha morte apenas para descobrir uma teia de mistério que em última análise levá-lo-á às profundezas do coração da floresta circundante e da sua própria alma.(via SeriePix)
As duas primeiras temporadas receberam 18 indicações ao Emmy e foi eleita melhor drama no Globo de Ouro em 1991. A terceira temporada, para alívio dos fãs, foi totalmente dirigida por David Lynch e terá um episódio por semana lançado pela Netflix Brasil.


Livros sobre Twin Peaks


Não foi apenas a TV que mudou ao indagar "Quem matou Laura Palmer?". O mercado editorial também agradeceu esse retorno. Confira os livros sobre o universo da cidadezinha misteriosa:
livro-gatitaecia
Twin Peaks – Arquivos e Memórias (Brad Dukes, 2017, DarkSide Books, 320 páginas)
Uma década antes de The Sopranos, quase duas antes de Breaking Bad, uma série repleta de camadas, subjetividade e transgressão envolvia a todos. Agora podemos voltar ao lugar onde tudo começou, ainda que existam dúvidas sobre o que de fato aconteceu. Twin Peaks [Arquivos e Memórias] é o primeiro título da Coleção Fora de Série, que, à maneira da Coleção Dissecando (O Massacre da Serra Elétrica; Evil Dead; Sexta-Feira 13), vai revelar os bastidores das séries de tv que amamos. A obra chega às livrarias em Limited Edition (capa dura), e reúne depoimentos dos criadores, dos atores e de membros da equipe, além de fotos inéditas da produção e curiosidades incríveis. Bem a tempo para revermos as duas primeiras temporadas e mergulharmos no universo da série que retorna às telas em maio de 2017.Em Twin Peaks [Arquivos e Memórias], a verdadeira história oral da pacata cidade madeireira é escrita e pesquisada por um filho nativo. Brad Dukes investigou a fundo os segredos daquele microuniverso surreal, e promete esclarecer todas as nossas dúvidas sobre Laura Palmer, Bob e o agente Cooper. O livro traz impressões inéditas e exclusivas do cocriador da série, Mark Frost, e dos principais membros da equipe e do elenco, como Kyle MacLachlan, Sheryl Lee, Joan Chen, Sherilyn Fenn, Piper Laurie, Michael Ontkean, Ray Wise e Billy Zane, entre muitos outros. Twin Peaks chega à DarkSide. Este, definitivamente, é um livro essencial. O café e a torta de cereja perfeita para os fãs dessa sombria cidade. (sinopse via Amazon)

livro-gatitaecia
A História Secreta de Twin Peaks (Mark Frost, 2017, Companhia das Letras, 368 páginas)
Lançada em 1990, a cultuada série Twin Peaks, de David Lynch e Mark Frost, tem milhares de fãs pelo mundo. Após o anúncio da terceira temporada, retomada 25 anos depois do assassinato de Laura Palmer, Mark Frost lança A história secreta de Twin Peaks, livro imperdível para fãs e curiosos. A obra, escrita numa narrativa inventiva e nada convencional, apresenta um dossiê compilado por um Arquivista desconhecido e enviado pelo FBI para a agente TP, com o intuito de descobrir a identidade por trás da montagem dessa documentação. Com recortes de jornal, trechos de diários, informações secretas e arquivos do FBI, o livro conta com informações valiosas para que o leitor possa ir fundo e saber mais do que ninguém sobre episódios e personagens da série. E, quem sabe, desvendar tudo o que está por trás dos misteriosos acontecimentos nessa icônica cidade do noroeste americano.(sinopse via Skoob)

twin-peaks-livro-gatitaecia
O Diário Secreto de Laura Palmer (Jennifer Lynch, 1991, Globo Livros, 272 páginas)
Eternizada no seriado Twin Peaks, que revolucionou a teledramartugia mundial, a história da adolescente Laura Palmer e de sua cidade natal arrebatou milhões de espectadores nos anos 1990 através do olhar do diretor David Lynch. A pergunta Quem matou Laura Palmer? se tornou uma verdadeira obsessão para os fãs, que no início da década deram início a um verdadeiro culto à bela garota com um futuro aparentemente promissor que aparece morta às margens de um rio. A chave para desvendar o mistério veio pelas mãos de Jennifer Lynch, filha do diretor e co-autora da série, que, trazendo à tona a identidade de Laura, revela um lado obscuro da jovem e da sinistra cidade onde viveu e morreu.
Lançado originalmente pela Globo Livros em 1991, O diário secreto de Laura Palmer ultrapassou as telas e se tornou um ícone entre os adolescentes dos anos 1990, ainda sendo objeto de culto entre os jovens deste início de milênio. Até hoje, poucos autores tiveram a ousadia de Jennifer Lynch, que sem dogmatismos e meias-verdades fala sobre adolescência, sexo, drogas e morte.
Laura Palmer, a bela rainha do baile de formatura, a menina com as melhores notas, gentil, encantadora, filha de pais amorosos e o retrato perfeito da juventude de ouro americana. Quem teria algum motivo para assassinar Laura a sangue frio? A resposta para essa pergunta não estava no diário róseo encontrado pela polícia no quarto da jovem, mas sim em um volume escondido, onde Laura expõe sua verdadeira face. Drogas, orgias, prostituição, abuso, medo. Um retrato de uma adolescente perdida, que, ao tentar romper com os padrões impostos pela rígida sociedade interiorana onde foi criada, trilhou um caminho sem volta de perdição e desespero.
A cada entrada do diário, que se inicia em seu aniversário de doze anos e segue até o dia de sua morte, quatro anos depois, Laura revela detalhes não apenas sobre seu flerte com a depressão como também a realidade sórdida ocultada pelas brumas de Twin Peaks, cidade madeireira do interior dos Estados Unidos, onde, assim como a própria Laura, ninguém e nada é exatamente o que parece ser.
Em 2017 vai ao ar a tão esperada terceira temporada de Twin Peaks, 25 anos após seu último episódio, e O diário secreto de Laura Palmer continua a ser um convite inebriante para velhos e novos fãs da série, que irão mais uma ser seduzidos pelo encanto e a angústia da protagonista.(sinopse via Skoob)

twin-peaks-livros-gatitaecia
Dale Cooper — Minha Vida, Minhas Gravações (1991, Editora Globo, 208 páginas)
Mlivros e resenhaais um personagem da série de TV Twin Peaks que ganha vida independente, o detetive Dale Cooper, tal como foi construído por David Lynch e Mark Frost, impressiona pela força de sua personalidade enigmática e determinada. O "caso Laura Palmer" virá apenas como mais um em sua carreira marcada pela obsessão em desvendar crimes insolúveis. Um ex-escoteiro maníaco por gravações, Cooper registra em fitas seu trabalho, suas estranhas manias e suas paixões, permitindo-nos acompanhar o desenvolvimento de sua história pessoal, sempre girando em torno de crimes "quase perfeitos" e forças sobrenaturais que o atraem e desafiam. (sinopse via Skoob)

 Irei assistir os novos episódios de Twin Peaks com um gostinho de nostalgia, já que essa foi uma das primeiras séries que acompanhei com afinco nos anos 90. Juntamente com ‘TheX-Files’, o enredo obscuro de Twin Peaks com uma dose gótica que provocam as teorias mais bizarras dos espectadores marcaram e moldaram minhas preferências tanto cinematográficas quanto literárias. Certamente não conseguirei ficar longe dos livros também. 
Já acompanhou ou deseja assistir essa série clássica, porém para lá de bizarra? Conte nos comentários.



Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

18 comentários:

  1. Olá Tatiana, adorei a dica de livros e da série em si *-* ainda não tive a tempo de assisti-la, mas agora com essa nova temporada fiquei empolgada para maratona-la <3

    ResponderExcluir
  2. Oiii Tatiana tudo bem?
    Eu não conhecia essa série, apenas ao livro e fiquei encantada *-*com toda certeza pretendo assistir,pois traz aquele drama policial que me deixa de queixo caído, ótima postagem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiiie!

    Eu não conhecia!! Nem os livro e nem a série. Vou logo conferir!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu não conhecia a série, os livros, só ouvido falar. Fiquei curiosa, acho que vou acompanhar a série :)
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia Twin Peaks, depois de tanto ouvir falar sobre essa série resolvi procurar sobre, achei interessante, mas não seria uma série que eu verias por agora.

    ResponderExcluir
  6. Essa é aquela série que está disponível na Netflix e que eu sempre ouço falar, mas nunca vejo. Essa edição da DarkSide Books está incrível, e eu pretendo tê-la um dia... depois de eu ver a série :p sei que foi algo que marcou época, então eu meio que tinha que ver!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nunca tinha ouvido falar sobre a série mas achei bem interessante. Não tinha visto ainda uma série que depois de tanto tempo volta com novas temporadas...
    Mas eu gostaria de assistir as primeiras temporadas, tem disponível no netflix também?
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não conhecia essa série gente! Nem os livros! Mas assim que der vou procurar para assistir essa história misteriosa, porém bizarra...
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante eles retornarem com a série depois de tanto tempo! Não dá uma diferença enorme, tipo em questão de qualidade mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Nunca assisti a série mas tenho certa vontade de assisti-la. Até agora vi poucas pessoas falando sobre ela o que acabo achando um pouco surpreendente já que parece que a serie é bem famosa. De qualquer forma vou adicionar a série na minha lista para começar a assistir qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  11. Meu primeiro contato com o enredo desse série foi com a sua postagem! Não sei se assistiria os episódios antigos para poder acompanhar a nova temporada, mas sua postagem me interessou bastante... Será que vale a pena assistir agora, depois de tanto tempo?
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  12. Essa edição está incrível, quero ver essa série na Netflix também!

    ResponderExcluir
  13. Oi Tati, tudo bem? Omg! Que dica mais interessante. Ela já apareceu diversas vezes pra mim lá no Netflix mas nem imaginava que era tão interessante. Amei demais a história e já estou contando os dias para assistir todos os episódios. Confesso que nunca tinha ouvido falar, ainda mais em saber que era dos anos 90. Ótima indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...