18 de abril de 2017

[Resenha] Caleidoscópio / Nina Spim

conto-livro-resenha-banner-gatitaecia
Especialistas, bookaholics e bookadicts recomendam: não espere o final de semana para ler. Leia nem que seja só um pouquinho por dia.
Para ajudar nesse objetivo nobre, o Gatita & Cia. traz dicas de contos para aproveitar até aqueles intervalos para o cafezinho. Hoje é a vez do conto “Caleidoscópio” da autora Nina Spim, parceira do blog.

Caleidoscópio / Nina Spim


conto-resenha-livro-gatitaecia
No conto “Caleidoscópio”, a autora Nina Spim, em apenas quatro páginas, alude de uma maneira leve e cotidiana a questões de cunho filosófico e existencialista. Narrado em primeira pessoa, a protagonista Julia analisa por meio de sua amizade desde a infância com Daniel a singularidade com que cada ser humano experimenta o mundo.
Logo a princípio conhecemos uma Júlia ainda criança, onde a inocência infantil não distingue as diferenças entre as pessoas, somente a alegria de ter um companheiro de brincadeiras. É impossível o leitor não indagar quando começamos a diferenciar e a rotular os indivíduos segundo critérios pré-concebidos, sejam eles de cunho físico, intelectual ou cultural.
É natural chegarmos num período na vida em que as diferenças e limites individuais se acentuam. Faz parte do crescimento, mas é nesse momento que a amizade dos personagens se fortalece e Júlia inicia um processo inerente ao ser humano, mas que necessita de muita prática para ser desenvolvida: a empatia.

Segundo o dicionário, no conceito usado em psicologia, a empatia é a "identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la". (Dicionário Online de Português). É exatamente isso que a autora habilmente nos faz testemunhar entre uma curiosa Júlia e um Daniel solicito, disposto a mostrar-lhe uma visão diferente de se relacionar​ com o mundo e com ela mesma.
Considero o ponto de destaque de “Caleidoscópio” a maneira brilhante e, ao mesmo tempo, singela que a autora aborda a deficiência por outra perspectiva, onde o ganho secundário da doença – que sempre existe, apenas precisa procurar – pode e deve interferir positivamente no indivíduo e nos que o cercam.

Fontes: Dicionário Online de Português, acessado em 10/4/2917 https://www.dicio.com.br/empatia.


Saiba mais sobre a autoraNina Spim no perfil publicado no blog. Aproveite para ler a resenha de “Sutilmente”, conto também de sua autoria.



Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

17 comentários:

  1. Nossa que maravilhoso, adoro livros que nos levam a um estado de reflexão e acredito que este livro possa fazer isto depois de ler a sua resenha.
    É a primeira vez que ouço falar deste livro, mas posso dizer que já amei por apenas ver que ele é filosófico e existencialista ao seu modo, pois eu sou completamente apaixonada pela filosofia e seus conceitos.
    Eu quero muito ler o livro e entrei no link deixado por você e vi que só está em versão e-book, por causa de um tratamento não estou lendo e-book porque preciso diminuir o tempo na frente de dispositivos eletrônicos, com isso queria saber se não tem a versão física ou se a autora pensa em lançar?
    De qualquer forma, amei a resenha e principalmente a dica!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito de ler contos, mas esse parece ser super interessante e ter grandes ensinamentos em poucas páginas. Gostei da dica :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii Tatiana
    Cada vez que vejo algo em outros blogs sobre a Nina fico encantada e até mesmo surpresa, seus contos fazem exatamente o tipo de leitura que gosto de ler e admirar, está na listinha já.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não costumo muito ler contos, mas acho bem bacana histórias, e contos também que abordem dessa forma nos fazendo refletir e pensar sobre dadas situações, eu achei bem interessante e por ser uma leitura curta facilita muito.

    ResponderExcluir
  5. Olha que bacana, ainda não li o conto da autora e espero ter a oportunidade. Amo contos e adorei ler a sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu lembro que a Nina tinha um blog e vejo que ela ficou sumida do nada, agora acho que sei o motivo. Eu não sabia que ela estava escrevendo um livro, fiquei até surpreso. Adorei a sua resenha e conferir as suas impressões só me animou para fazer a leitura da obra, até porque, ela aborda temas que tenho interesse em conhecer mais! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Confesso que aprecio mais contos de terror e suspense. Claro que arrisco-me de vez em quando nos dramas e romances. Por se tratar de um conto que nos leva a refletir sobre as diferenças, atitudes, escolhas, fiquei interessada. Gostei da resenha!
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Confesso que não sou muito de ler contos, então, não sei se leria. No entanto, por se tratar de uma história mais reflexiva e que aborda uma temática muito interessante, vou deixar a dica anotada para ler futuramente. Gosto de histórias que falem sobre as diferenças e nos levam a questionar os rótulos, então, acredito que posso gostar deste conto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tati!
    Eu sempre tive curiosidade com a escrita da Nina e acho que começar por esse livro, seria perfeito. Afinal, podemos ver através da sua resenha, o quanto essa obra é encantadora. Espero gostar desse conto.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro: que título legal! E que enredo lindo, eu amo cinfos e se tratando de amizade , não posso deixar de ler! Adorei como essa questão de empatia (algo que sempre tento fazer) é posta na história. Espero ter a chance de conhecer o conto por completo! Sua resenha está ótima! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  11. Olá Tatiana, apesar de curto esse conto parece ser bem bacana e trazer boas reflexões *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Tatiana!
    Tenho lido muitos contos na Amazon e achei bem interessante o tema desse, porque fala das diferenças e de quem tem deficiência, como eu.
    Vou por lá ver se consigo baixar e ler.
    Obrigada pela resenha.
    Bom final de semana!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  13. É a primeira resenha que leio desse livro e fiquei levemente curiosa por ele, parece ser interessante. E a forma como você disse dá reflexão foi legal. Parabéns pela bela resenha.

    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Adoro esse tipo de conto que em poucas paginas faz a gente refletir muito!
    Muito legal! vou procurá-lo na Amazon!
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Oie
    ai que graça de capa e parece um conto bem amor, fiquei curiosa, valeu por compartilhar com a gente

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse conto, mas já li alguns textos da autora, por essa razão fiquei animada e lendo seus comentário deu para perceber que ela criou um belo conto, mesmo sendo tão curtinho, né? Gostei dos temas abordados e vou tentar ler algum dia esse conto.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Nossa, questões de cunho filosófico e existencialista em apenas 4 páginas? Incrível isso. Não me interessei porque não consigo me envolver com textos tão curtos, mas para quem curte com certeza é uma ótima dica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...