4 de abril de 2017

[Livros] O Fenômeno Wattpad

Conhecem o Wattpad? Já citei essa plataforma digital em algumas resenhas e gostaria de apresentá-la com mais detalhes e evidenciar seu papel na fomentação da literatura nacional contemporânea.

O Fenômeno Wattpad


A plataforma criada por Allen Lau e Ivan Yuen é um misto de leitor digital de estórias originais e rede social. Simultaneamente, o aplicativo funciona como uma vitrine para o trabalho dos autores e oferece ao leitor uma infinidade de gêneros, criando uma grande comunidade.
 Além de autores iniciantes e obras que estão em desenvolvendo, capítulo por capítulo, se valendo do feedback dos leitores, o Wattpad também conta com livros completos, contos, fan-fics e até mesmo spin-offs escritos por autores conhecidos  que são acompanhados por uma leva de seguidores.
Você pode pensar: “não é meio estranho iniciar a leitura de um livro que nem está disponível na íntegra?” Pois saiba que o Wattpad só está recuperando um hábito anterior a proliferação das editoras nacionais. Escritores, hoje declaradamente clássicos, publicavam suas obras em capítulos nos folhetins dos famosos periódicos de suas épocas. Esse é o caso de ‘O Guarani’, do autor José de Alencar entre tantos outros exemplos. Então, de uma chance e baixe esse aplicativo - no celular, computadores ou tablets - que até já revelou sucessos editoriais como a Darkside comprovou no ano passado com "O Diário de uma Escrava" (Rô Mierling, 2016, Darkside Books).

O livro da autora Rô Mierling – que tenho orgulho de ter como parceira aqui no blog – foi um grande sucesso no Wattpad e repetiu o resultado com a edição física e caprichada de "O Diário de uma Escrava" publicada pela DarksideBooks. Para ter ideia da façanha, o livro foi o único 100% nacional a figurar entre os 10 mais resenhados no Skoob no mês de fevereiro desse ano (veja a lista top 10 aqui).
O mercado editorial realmente não está cego aos benefícios que a plataforma agrega a literatura nacional, aproximando e criando um vínculo dos autores com seus leitores. Por esse motivo, a editora Abril, juntamente com a revista Mundo Estranho se uniu em parceria com o Wattpad para lançar “Mundos Paralelos” que reuni os contos de 10 escritores populares no Wattpad Brasil.
Contendo 10 contos inéditos de fantasia e ficção cientifica, cada estória respeita o estilo e a escrita de cada um dos autores. Os títulos e autores já foram revelados:
Abbie - Marcus Barcelos
Alegoria da Caverna - Felipe Sali
Amigo de Lata - Aimee Oliveira
Caça e Caçador - Rô Mierling
Fragmentos - Chris Salles
Liberdade Comprometida - Thati Machado
Memórias Perdidas - Juliana Parrini
Perfeito Problema - Clara Savelli
Perpetuação - Mila Wander
Sobrenatural - Lilian Carmine

O livro "Mundos Paralelos" será vendido nas livrarias, nas bancas e online.

Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

14 comentários:

  1. Ai que legal esssa noticia.

    Eu confesso que não consigo ficar esperando sair capitulos ,normalmente eu só vou atras do que ja esta completo.
    Mas desse formato copiado pelo folhetim é bom para o escritor receber seu feedback e as editoras como você disse ja esta de olho nessa plataforma
    É otimo ver um livro que você leu pela Wattys sendo transformado em livro fisico.É uma otima vitrine para expor nosso trabalho.

    Beijos Tati 😘

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma conta no Wattpad, mas confesso que nunca publiquei nele e nunca li nenhum livro de lá, embora eu até tenha feito uma pequena seleção de obras para acompanhar. Eu só não consigo me acostumar com a plataforma.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já utilizei a plataforma algumas vezes para leitura de obras em processo de construção de autores parceiros e posso dizer que gostei bastante.
    Ali podemos interagir diretamente com eles, expondo nossas opiniões e vendo o trabalho do autor de perto.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar muito bem do Wattpad porém nunca fui além dessas informações, só sei que é um excelente começo para escritores inciantes. Adorei o post! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu acho a plataforma muito bacana, mas sendo sincera nunca parei pra publicar ou ler nada lá. Não tenho muita paciência para esperar os autores postarem histórias, então só leria os completos.

    Adorei o post!
    Bjs:*

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem? Bastante livro bacana sai do Wattpad, Diário de uma escrava eu tenho e estou ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu sou apaixonada pelo Wattpad, pois sim, tem muito material bom lá. Além de abrir portas para escritores encontrarem editoras dispostas a apostarem neles.
    Fora que é um plataforma totalmente gratuita, então vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou super curiosa para ler. Com certeza, uma leitura que vale super a pena.
    Muito bom você compartilhar essa indicação, bjo

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu não leio wattpad mas já ouvi falar em alguns livros que deram sucesso por lá, principalmente o da Rô que inclusive sou louca pra ler e espero fazer em breve

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ola! Eu já tive uma conta no Wattpad, li muitas histórias boas e até publiquei uma vez lá. Realmente, é uma bela vitrine para mostrar trabalhos, mas cancelei desde que houve invasão no wattpad, fiquei com medo e tirei minha história de lá. beijos!

    ResponderExcluir
  11. Achei legal tua postagens falar um pouco sobre a plataforma, é uma ótima forma de conhecer novas histórias e autores né!? Vou procurar saber mais depois.

    ResponderExcluir
  12. Eu não costumo ler muito pelo Wattpad, mas ironicamente sou viciada no fanfiction.net. Mas depois deste post eu meio que sinto uma obrigação moral de ver e conhecer mais autores de lá. Obrigada por abrir meus olhos!^^

    ResponderExcluir
  13. Mto legal! Sou mto ansiosa e não aguentaria esperar..rs.. vou compartilhar com um amigo!

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito do Wattpad, mas por algum motivo perdi o hábito de ler por lá. Sua postagem me fez ter vontade de voltar, vamos ver se perdura... Ansiosa por esse lançamento!
    Literalize-se!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...