7 de março de 2017

[Livros] 3 Livros para Lembrar o Dia da Mulher

banner-gatitaecia
Nesse ano, para marcar o Dia Internacional da Mulher no blog, resolvi mencionar livros que não são voltados para as áreas acadêmicas ou específicos para pessoas que procuram conteúdo sobre feminismo, pois acredito que são as mulheres comuns, assim como eu, ou as adolescentes que começam a descobrir o mundo que necessitam iniciar uma reflexão sobre o tema. Certamente a literatura é a porta de entrada para os lares e corações dessas mulheres.

Origem do Dia Internacional da Mulher


“‘O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países’, explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília.
Em 1945 a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres... Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o ‘8 de Março’ foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas”. (Trecho retirado do artigo “Por que 8 de março é o Dia Internacionalda Mulher?”)

3 Livros sobre Violência contra a Mulher

Escolhi três títulos de autores contemporâneos que trazem, de maneiras distintas, a violência contra a mulher e protagonistas que necessitam se reinventar depois de situações que, infelizmente, não pertencem somente ao mundo da ficção.
livros-resenha-gatitaecia
Espero Por Você (Wait For You # 1)
Autora: J. Lynn
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017 / Páginas: 384
Gênero: Romance, New Adult
Lançado no país esse mês pela editora Novo Conceito, é um romance apaixonante que faz pensar sobre a falta de apoio que as mulheres enfrentam ao denunciar um crime. Em breve teremos essa resenha aqui no blog.
Sinopse:
Algumas coisas valem a pena esperar. Algumas coisas valem a pena experimentar. Algumas coisas não devem ser mantidas em silêncio. E, por algumas coisas, vale a pena lutar. Avery Morgansten precisa fugir. Ir para uma faculdade a centenas de quilômetros de casa foi a única forma que encontrou para esquecer o acontecimento fatídico que, cinco anos antes, mudara a sua vida para sempre. O que não estava em seus planos era atrair a atenção do único rapaz que pode mudar totalmente a rota do futuro que Avery está tentando construir. Cameron Hamilton tem um metro e noventa de altura, impressionantes olhos azuis e uma habilidade notável para fazer com que Avery deseje coisas que ela acreditava terem sido roubadas irrevogavelmente dela. Envolver-se com ele é perigoso. No entanto, ignorar a tensão entre eles — e despertar um lado dela que nunca soube que existia — é impossível. Até onde ela estará disposta a ir e o que fará para esquecer o passado e viver aquela relação intensa e apaixonada, que ameaça ruir todas as suas certezas e fazê-la conhecer um mundo de sensações que julgava estar negadas para sempre?
livro-resenha-gatitaecia
Até Eu te Possuir
Autora: Soraya Abuchaim
Editora: Ella
Ano: 2016 / Páginas: 284
Gênero: Crime, Suspense, Mistério
Claro que a literatura nacional está muito bem representada com esse livro. “Além do suspense que permeia da primeira a última página, o livro levanta questões sobre a importância do empoderamento feminino, tema tão em voga atualmente, e como o abuso, seja de qualquer forma que se apresente, dizima até o futuro mais promissor” (trecho da resenha que você pode ler completa aqui).
Sinopse:
Johanna Dorne é uma mulher que perdeu todas as pessoas que amou. As tragédias de sua vida começaram com um acontecimento marcante quando ela tinha 13 anos.
Três décadas depois, ela se transformou em uma mulher solitária, confusa e inclinada à autocomiseração, que não consegue manter contato social com ninguém. Até conhecer Michel Brum, um homem charmoso e misterioso que a resgata de sua vida patética, devolvendo-lhe a felicidade há tanto tempo perdida. Só que Michel acaba mostrando que não é tão perfeito assim, e um segredo mortal jogará Johanna novamente em um abismo.
livro-resenha-gatitaecia
Quarto
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Ano: 2011 / Páginas: 350
Gênero: Crime, Drama
Recentemente adaptado para o cinema no filme “O Quarto de Jack”, o enredo evidencia como a violência contra a mulher afeta todos a sua volta ao ser escrito na visão de uma criança de 5 anos. Em breve também teremos a resenha por aqui.
Sinopse:
Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

*Sinopses via Skoob

Já leram alguma das indicações? Conhecem outros livros com temas referentes à violência contra a mulher? Conte nos comentários, vou adorar.


Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

17 comentários:

  1. oláá! tudo bem?
    conhecendo o blog aqui :)
    gostei da sua seleção! fiquei muito interessada pelo Até eu te possuir, que é mistério.
    e gostei de saber sobre o quarto, que deu origem ao filme o quarto de jack, que eu queria assistir! agora vou ver se leio o livro primeiro! adorei!
    seguindo o blog!! ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tamara! Também estou seguindo o seu blog.
      Você vai adorar o mistério de Até Eu te Possuir. Recomendo que leia Quarto antes de assistir ao filme: um complementa o outro.
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a ideia do post!! Fiquei bem curiosa sobre o Até eu te possuir! O dia da mulher realmente é um dia para pensarmos em histórias casos e claro dar apoio as mulheres que sofrem violência!

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosas! Adorei a sua introdução contando um pouco da história.
    Beijos, Carol
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  4. Os livros parecem ser muito bons! Eu nunca li nenhum, mas assisti ao filme "O Quarto de Jack" e me deu vontade de ler "O Quarto". Vou atrás pra saber mais! Obrigada pelas dicas!

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
  5. Tatiana, muito interessante suas pesquisas e seu aprofundamento no tema. mas é muito delicado pra mim, não gosto de ler livros de violência contra mulher. prefiro heroínas sabe, acho mais leve para a minha cabeça. por mais que elas se superem e superem essa violencia/ ou nao né, me trás mal estar. Porém sei que terei oportunidade de ler seu blog mais vezes, até. bjos Thata

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua seleção de livros, não sabia que esses livros tratava sobre esse assunto tão delicado. Achei interessante o livros Quarto, vou procurar ler antes de assistir o filme

    ResponderExcluir
  7. Amo ler livros com histórias de mulheres que vivenciaram coisas ruins na vida e depois dão a volta por cima.Me interessei pelo livro "Quarto", acho que vou ler e procurar ver o filme.

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as dicas de livros!
    Vou apaixonada por leitura e fiquei bastante curiosa, principalmente pelo livro Quarto!
    Beijo ♥

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o post! Esse último livro, "Quarto", eu já vi algumas vezes por aí, mas não fazia ideia do que se tratava. Adorei saber!

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  10. É tão importante vermos temas, infelizmente, tão atuais como a violência contra a mulher em literaturas, sendo esta mais uma forma de conscientização. Dos livros que você mencionou só conhecia Quarto, e fiquei com muita vontade de lê-los.
    Beijos
    http://esmaltolatrasporopcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É sempre válido frisar a importância da melhor, e com livros se torna uma coisa gostosa porque é como você estivesse vivenciando a vida de outra mulher também. Ótimas indicações.

    http://quistecontarblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu me interessei muito pelo livro Espero Por Você. Nunca tinha ouvido falar, e olha que eu sou fã da Novo Conceito! Guardei o nome para ler :)

    Oh, e o Quarto é um livro que quero ler desde que saiu o filme! Parece ser tão lindo :')

    ResponderExcluir
  13. Eu já ouvi falar do filme O Quarto de Jack, mas ainda não assisti... Dizem que é bom.
    Não sabia que a origem era desse livro.

    Pelas sinopses, são ótimas indicações de livros. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post. Gostei quando falou sobre "Quarto". Fiquei curiosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei o post!
    Não conhecia esses livros só o Quarto.
    Mas com certeza livros necessários para falar do que as mulheres sofrem.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei o post!
    Não conhecia esses livros só o Quarto.
    Mas com certeza livros necessários para falar do que as mulheres sofrem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...