10 de agosto de 2016

Entrevista: Cyntia Bandeira Lino


Primeira entrevista concedida ao blog... Adorei essa nova experiência. Venha comigo conhecer um pouco da autora nacional e Youtuber Cyntia Bandeira Lino.

Entrevista: Cyntia Bandeira Lino


Gatita&Cia: Bem-vinda ao blog Gatita e Cia, Cyntia! Lendo as sinopses dos seus livros observei que tratam sobre o universo feminino. Qual a sua opinião sobre os novos movimentos feministas como o “He for She” que visam educar tanto meninos quanto meninas para criar uma futura sociedade mais igualitária e respeitosa entre os gêneros? Qual é o papel da literatura pode ter nesse processo? Cyntia Bandeira Lino: Fico muito grata pelo convite para dar esta entrevista! Eu penso o seguinte. Homens e mulheres devem ter sempre os mesmos direitos, sem se acharem um superior ao outro. Nem o homem deve ser endeusado e nem a mulher se sentir a rainha do universo. Cada um tem o seu papel no mundo. A literatura deve servir de instrumento para isso acontecer, valorizando cada um pelo que ele pode contribuir para a sociedade.

Gatita&Cia: É sabido que a maneira tradicional com que é ensinado literatura nas escolas, ao invés de formar novos leitores, acaba muitas vezes afastando os alunos dos livros, principalmente dos clássicos. Como pedagoga, você acredita que novas mídias, entre elas blogs e canais literários, podem reverter esse quadro? Como o professor pode inserir esses recursos no cotidiano escolar? Cyntia Bandeira Lino: Eu acredito que podem reverter sim. Os professores devem, sempre que for possível, selecionar canais literários e culturais no Youtube e fazer os alunos os assistirem, na escola mesmo, e mostrar a eles que ler é um hábito prazeroso, que abre a mente e o coração para novas descobertas e conhecimentos. Depois que assistirem os vídeos, poderiam fazer trabalhos, realizar debates em classe sobre os conteúdos, etc.

Gatita&Cia: Conte um pouco como está sendo sua experiência como youtuber. Qual é o enfoque do seu canal e publico alvo? Aborda unicamente a literatura ou engloba outros temas? Você dá destaque a algum gênero literário? Cyntia Bandeira Lino: A experiência não poderia ser mais deliciosa e feliz! A cada dia que passa, eu amo fazer meu programa no Youtube mais e mais! O público, para mim, é uma das coisas mais preciosas do mundo! Procuro dar atenção ao máximo, respondendo os comentários que deixam nos vídeos. Adoro fazer isso! Além da literatura, o meu canal tem como enfoque a cultura geral, a sociedade, assuntos atuais, pessoas que tem algo positivo para oferecer ao povo, nostalgia e muitas outras coisas. No ano que vem, pretendo ampliar mais os tipos de temas para meu programa poder alcançar mais e mais pessoas, não só no Brasil, mas em outros países também. Bem, quanto ao público alvo, eu sempre faço o programa voltado para toda a família, de crianças a jovens. Não uso linguagem vulgar e falo como eu mesma, sem criar personagem, utilizando vocabulário simples e descontraído. Quanto a gênero literário eu não destaco nenhum, mas procuro falar mais dos livros nacionais, não desprezando os estrangeiros. Recentemente, fui procurada por uma escritora do Rio de Janeiro. Ela me convidou para fazer parceria, pedindo que eu resenhasse uma de suas obras no programa, coisa que me deixou não apenas feliz, mas honradíssima! Meu canal ainda está no começo. Não esperava que um convite desses fosse chegar este ano. Inclusive, quero declarar que o programa sobre o livro da autora vai ao no final de agosto.

Gatita&Cia: O Brasil é um dos poucos países que não exalta os autores nacionais. O que você acredita que possa ser feito para diminuir o preconceito sofrido pela literatura nacional e aproximar os leitores do o mercado literário local? Acredita que investir na leitura de contos seria um caminho viável para iniciar essa relação? Cyntia Bandeira Lino: Em primeiro lugar, as escolas e as famílias deveriam estimular as crianças e jovens a lerem livros de autores brasileiros, não só os famosos, mas principalmente os novos. Os escritores que estão iniciando a carreira literária hoje, de certo modo, sofrem com o descaso da população, que sempre arranja pretextos para não lerem livros dos escritores iniciantes, o que é muito triste. Já vi tantos colegas talentosos abandonarem a literatura! Nossa! A leitura de contos é formidável para educação e formação moral, social e intelectual das pessoas! Pode acreditar no que digo!

Gatita&Cia: Aqui no blog Gatita e Cia temos uma categoria voltada para o artesanato, onde várias vezes figuram origamis, a arte oriental milenar de dobrar papéis. Em um dos vídeos do seu canal, você menciona seu apreço pela cultura oriental. O que mais te atrai nessa cultura? Cyntia Bandeira Lino: Sem dúvida alguma, a sabedoria, a busca pelo equilíbrio, prosperidade de forma honesta e a valorização do estudo. O origami é uma arte magnífica! Pena que eu não a domine! (risos) Mas acho lindo quem a pratica.

Gatita&Cia: Sempre ressalto a literatura como fonte de entretenimento e prazer e não apenas a óbvia importância na educação e formação do conhecimento. Quais fontes de lazer você também aprecia além da literatura? Cyntia Bandeira Lino: Amo ouvir música, cinema, ir ao teatro, assistir vídeos no Youtube, me aprofundar sempre em história e geografia. E um de meus passatempos preferidos é conversar.

Gatita&Cia: E claro, para finalizar, não podia deixar de perguntar sobre animais de estimação. Você tem algum animalzinho? Qual? Você acredita que o abandono e maus tratos dos animais reflete uma cultura que é permissiva com a falta de responsabilidade e impunidade em vários outros âmbitos da sociedade? Cyntia Bandeira Lino: Tenho uma mascote linda! Uma cadela Akita, chamada Kiara! É uma grande companheira. Quem abandona um animal, não merece nada de bom na vida. A partir do momento que colocamos um bicho de estimação em nossas vidas, jamais ele pode sair, a não ser quando ele morre, claro. O governo brasileiro deveria criar mais leis em proteção aos animais. Chega de ver os bichinhos doentes sendo descartados, como se fossem lixo! #responsabilidadejá!

Gatita&Cia: Cyntia, muito obrigada pela entrevista e toda atenção e disponibilidade. Sucesso com os livros e com seu canal no Youtube. Cyntia Bandeira Lino: Eu fico super agradecida pela oportunidade que o blog me deu de divulgar meus trabalhos, tanto de autora quanto de youtuber. Muito obrigada! Um carinhoso abraço e tudo de ótimo a vocês do blog!


Abaixo seguem os links para assistir e se inscrever no canal e também comprar os livros. Aproveite para conhecer as sinopses das obras da autora.

Desabafos de Mulher
Ano de Publicação: 2012
Número de páginas: 215
Gênero: Romance, Drama
Faixa Etária: A partir dos 18 anos

Resumo da obra: Ester é uma mulher sofrida, em busca da serenidade, e que muitas vezes sente-se triste. Sempre desabafa seus problemas do passado com seu único “amigo” no mundo: seu diário, que anos mais tarde, é transformado em uma espécie de “carta” por ela própria, para que todos aprendam sobre a vida, de acordo com as experiências boas e ruins vividas pela própria Ester. Uma história comovente, de quem teve a violência, a injustiça e sofrimento como companheiros diários de uma vida toda e que sempre lutou em busca da felicidade.  (Este livro está escrito de uma forma diferente do convencional. Parece que tem erros, mas foram todos propositais). / Link /

A luta pela libertação
Ano de Publicação: 2013
Número de páginas: 156
Gênero: Romance, Drama
Faixa Etária: A partir dos 13 anos

Resumo da obra: Tudo começou em Diadema, ABC Paulista, no início dos anos 80. Sirlei era uma adolescente muito rebelde, que sonhava com uma vida melhor e envergonhava-se muitíssimo de sua humilde condição social. Numa noite de sábado, um simples gesto mudou completamente o rumo de sua vida, levando-a para um complexo caminho de refúgio, que ocasionou uma série de consequências. Uma história para refletir sobre os verdadeiros valores da vida. / Link /

Contos Inocentes Para Meditar
Ano de Publicação: 2014
Número de páginas: 114
Gênero: Contos
Faixa Etária: A partir dos 12 anos

Resumo da obra: Este é um livro que apresentará sete contos que servem não só de entretenimento para o leitor, como também são histórias que farão o leitor refletir sobre os verdadeiros valores da vida. / Link /

Estrela do Sul: Uma História
Ano de Publicação: 2015
Número de páginas: 276
Gênero: Romance, Chick Lit
Faixa Etária: A partir dos 14 anos

Resumo do livro: Cláudia e Rogério eram duas crianças que se tornaram grandes amigos, no interior do Rio Grande do Sul. Anos depois, surgiu o amor e se casaram. A moça tinha um sonho, que ficou adormecido em seu coração por muito tempo, mas que jamais morreu. Muitas coisas aconteceram na vida do casal. Uma história comovente e emocionante. / Link /


Loja virtual: www.clubedeautores.com.br/authors/60632
Canal do Youtube: www.youtube.com/cyntiabl
Fan Page no Facebook: www.facebook.com/ObrasDeCyntiaBandeiraLino
Twitter: www.twitter.com/CyntiaBandeira  ou @CyntiaBandeira


Espero que tenham curtido a entrevista. Vocês acompanham canais literários no YouTube? Conte nos comentários.


Fan Page
Instagram
G+

10 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista!
    Adorei, já quero ler os livros dessa autora.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo interesse no meu trabalho! Pode comprar os livros do site sem medo! Posso lhe indicar um? É o Contos Inocentes Para Meditar. Um beijo!

      Excluir
  2. Que legal a entrevista, ficou mt interessante. Parabéns!

    Bjooo
    diariamentedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito agradecida pelo elogio e por você ter vindo ler a entrevista, Danielle!
      Beijos!

      Excluir
  3. que bacana! e que atitude maravilhosa a sua! parabéns pras duas ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos parabéns! Faço meus trabalhos tanto de Youtuber quanto de escritora com todo o amor do mundo! ❤

      Excluir
  4. Fico muito feliz que você tenha adorado a entrevista. Já leu qual livro meu?
    Conhece meu canal no Youtube?

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei a entrevista. A Cyntia tem sempre alguma novidade para nos contar. Eu li o livro Contos Inocentes para Meditar e adorei. É uma leitura que recomendo. Eu fiz uma resenha sobre ele no meu blog. Para quem quiser ler a resenha vou deixar o link no final do comentário.
    Parabéns para a Cyntia por ser essa pessoa maravilhosa e uma ótima escritora.
    Parabéns pela entrevista, muito boa as perguntas e as respostas.
    Abrçs

    Resenha do Livro Contos Inocentes para Meditar

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcia.
    Agradeço muito as gentis palavras! Que ótimo que você curtiu a entrevista! Um carinhoso abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...