29 de setembro de 2015

Livro com Música: combinação perfeita!


A trigésima edição do Rock in Rio 2015 já terminou, mas a música continua em alta nesse livro!



[Resenha] Maybe Someday - Colleen Hoover

Editora: Atria Books/ Ano: 2014 / Páginas: 384


Uma  das mais prestigiadas representantes do YA-lit – Literatura Young Adults – a americana Colleen Hoover se sobressai ao não seguir uma fórmula de sucesso em todos os seus livros, o que é muito comum nesse gênero literário. Inovando no ritmo da escrita e nos caminhos percorridos para desenvolver o enredo, cada universo ganha uma atmosfera única, prendendo a atenção do leitor da primeira à última página. Digo isso por experiência própria, pois já li pelo menos uma meia dúzia de suas obras.

Ainda sem uma edição brasileira, “Maybe Someday(2014, Editora Atria Books, 249 p.) talvez seja um dos livros mais ousados da autora. Sem vilões e mocinhos, apenas as circunstâncias da vida, que às vezes, podem ser bem controversas.

Sydney, no dia em que completaria 22 anos, vê sua típica vida de universitária desmoronar ao descobrir que seu namorado, com quem relutava em ficar noiva, e sua melhor amiga mantinham um relacionamento secreto. Traída e sentindo-se humilhada, a garota encontra em Ridge, seu misterioso e atraente vizinho, abrigo e apoio.

Mantendo, até então, uma amizade unicamente através de whatsapp, o vizinho oferece um quarto em seu apartamento em troca das letras escritas por Sid para suas melodias. E é através dessa parceria musical que os dois encontram o que nenhum deles estava procurando: afeto e conexão verdadeira. E é essa cumplicidade natural que ambos terão que lutar contra já que o músico também ama Maggie, sua namorada de longa data.

Ridge definitivamente está longe de ser o galã de romances que estamos acostumados por diversos motivos que não poderei detalhar para não revelar nenhum spoiler, mas fica impossível não se apaixonar pelo talentoso compositor, principalmente porque Colleen Hoover intercala cada capítulo entre as perspectivas de Ridge e Sidney.

Sustentando-se no uso da tecnologia para aproximar as pessoas, a narrativa depende de aplicativos para celular e redes sociais para se desenrolar, o que torna o livro não moderno, mas totalmente natural como nosso dia-a-dia. Afinal, quem consegue ficar desconectado?


Mas a grande ousadia da autora está em extrapolar os limites do livro ao tornar real as músicas que Sid e Ridge compuseram durante a história. Em parceria com o cantor Griffin Peterson (ex American Idol), Colleen Hoover disponibiliza gratuitamente no site oficial do livro – http://www.maybesomedaysoundtrack.com/ – as oito canções para serem acompanhadas durante a leitura. Vale notar que as letras das duas canções escrita por Ridge antes de conhecer Sidney, “Living a Lie” e “Something”, deixam claro que o motivo do seu bloqueio artístico se deve ao receio de encarar as decisões que precisavam ser tomadas.

Assim como temos afinidade com certos livros, o gosto musical é extremamente pessoal, mas, além de ter apreciado o som, a experiência auditiva somada as emoções do romance me agradaram de uma forma surpreendente, fazendo com que me angustiasse juntamente com os dilemas dos protagonistas.

Não são somente Sidney, Ridge e as músicas os pontos fortes do enredo. Os personagens secundários são tão bem concebidos que tem direito a atenção especial. Maggie ganha um merecido epílogo – também disponível no site – e Warren, amigo de infância de Ridge, sofrerá nas mãos da difícil Bridgette no novo romance “Maybe Not(Colleen Hoover, 2014, Editora Atria Books, 129 p.). Atrevo-me a dizer que também torço para um livro focado no irmão cantor de Ridge. Quem sabe o que pode vir por aí?

Agora, para quem não aprecia ler em língua inglesa, só resta ficar na expectativa da tão aguardada tradução. Mesmo várias obras de sucesso de Colleen Hoover já terem sido publicadas no país, “Maybe Someday” ainda está na lista de espera, mas vale a pena aguardar a edição brasileira. 

Ouça a música principal da playlist que também dá nome ao livro:



                    


21 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei muito válida a proposta.
    Já adicionei a minha interminável lista de desejados.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente mesmo. Existiu todo um trabalho paralelo ao livro.
      Valeu a experiência :)

      Excluir
  2. Oi Tatiana!
    Já li algumas resenhas deste livro e gostei muito de conferir sua opinião! Fico com muita vontade de lê-lo, apesar de achar o conflito meio bobo. Gostei muito desta curiosidade, gosto muito de livros com temas musicais e não sabia que as músicas deste haviam sido disponibilizadas. Quando for ler, vou baixar para acompanhar <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Os conflitos em si são meio batidos, mas o protagonista tem uma particularidade que deixou o livro bem mais interessante... não vou revelar aqui pq seria um BIG spoiler...rsrs

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Tati, tudo bem?
    Nunca li nada dessa autora, mas pretendo. Os livros dela são super elogiadas!
    Gostei muito da ideia da playlist. Mesmo não ouvindo música enquanto leio, acho que seria legal ouvir depois e tentar conectar à história.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih, tudo joia?
      Eu não consigo ler ouvindo música também. Assim que as músicas iam aparecendo na trama eu parava tudo para escuta-la. Foi interessante :)

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi,
    Curto d+ os livros da Collen, colocarei esse na minha lista também!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris!
      Você não vai se arrepender de ler. Esse é o meu livro favorido da Colleen :)
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Tati!
    Tenho muita curiosidade de ler alguma coisa da autora. Todo mundo elogia tanto :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Comecei a ler essa autora para treinar o meu inglês, mas me apaixonei! Todos são ótimos :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá Tatiana;
    Eu raramente leio ouvindo música, não porque tenho alguma dificuldade, mas é que estou lendo nos meus intervalos, tipo dentro do ônibus, na fila do banco e raramente estou com fone de ouvidos nestes locais.
    Para ter ideia quando li a A playlist de Hayden eu só fui ouvir as músicas depois de terminar o livro kkk, mas gosto deste tipo de interatividade.

    Beijos da Camila
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!
      Para mim é impossível ler ou estudar e ouvir música ao mesmo tempo...meu cérebro não funciona...kkkk
      Quero muito ler A playlist de Hayden. Deve ser bem interessante também.

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá, sempre vejo ótimas críticas sobre as obras da autora, mas infelizmente nunca tive a oportunidade de ler.

    Parabéns pela resenha.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel!
      Para quem curte esse gênero de livro, eu recomendo qualquer um dos livros dessa autora... são muito bem escritos.

      Beijos!

      Excluir
  8. Alo Tati
    Olha, pra mim parece que a formula é uma até que bem comum em obras. Mas sim, a parte de você ter alguém cantando, principalmente quando, no caso do livro e da "vida real" são homens cantando deve abrir a cabeça de uma forma que você acredita que aquela é mesmo a voz do protagonista...
    Otima resenha
    bjos LP
    interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada LP!
      Concordo com você, a trama é bem comum, apesar de bem escrita. O diferencial fica a cargo de uma particularidade do protagonista que não posso revelar, mas que evidencia o alcance que a música pode ter na vida de qualquer pessoa, até de quem acreditamos ser impossível.

      Beijos!

      Excluir
  9. Olá Tatiana,
    ADOREI seu blog estou seguindo e adorei tb sua resenha de maybe someday. Fantástica, parabéns, muito bem escrita e fundamentada.

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amanda!
      É um grande incentivo para eu continuar recomendando ótimas leituras como essa.
      Continue nos acompanhando que irá vir muito mais,
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Tati
    Puxa , eu confesso que faz tempo que eu vejo falar desse livro , mas nunca dei a mínima atenção para ele.
    Porem agora mudei minha opinião completamente

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...