9 de agosto de 2015

[Resenha] Vingança Mortal / Raquel Machado

Vingança Mortal
Raquel Machado

ISBN-13: 9781495987793
ISBN-10: 1495987795
Ano: 2014 / Páginas: 120
Idioma: português
Editora: Amazon


“Essa é a minha história.
Uma história que poderia acontecer
 com qualquer pessoa,
e que vai te fazer pensar duas vezes
 antes de menosprezar alguém”.
(RAQUEL MACHADO,
in: Vingança Mortal, 2014)

A escritora gaúcha Raquel Machado gentilmente cedeu uma cópia do seu suspense de estreia “Vingança Mortal(2014, Editora Amazon, 120 p.) para ter a resenha incluída aqui no blog e eu fui incumbida da prazerosa tarefa.

Em uma narrativa recheada de diálogos, tornando a leitura bem rápida e dinâmica, a trama acompanha principalmente Brenda, que após vários anos volta a sua cidadezinha natal Lageado Grande, para o enterro de Nicole, sua melhor amiga de infância e adolescência. Esse repentino falecimento faz com que Brenda recorde seus tempos de colégio e sua turma inseparável que, além de Nicole, contava com a estudiosa Elenor e a festeira Alice e seus respectivos namorados Ricardo e Luis.

Na juventude norte-americana é comum se criarem nichos muito restritos de agrupamentos, como os nerds só conviverem entre eles, assim como os esportistas. Contudo, um grupo heterogêneo de amigos é bem típico das escolas brasileiras – ao menos era na minha época de colégio, que acredito ser bem próxima a descrita pela protagonista – e a autora consegue recriar esse universo peculiar.

Na verdade, Raquel Machado é bem-sucedida não apenas em recriar o ambiente colegial – quem nunca mentiu para escapar da educação física? – mas também em reproduzir a vida de uma cidade do sul do Brasil, trocando os fast foods por restaurantes caseiros e os cupcakes ou coockies por grostolis – doce italiano comum no Rio Grande do Sul, feito de uma massa frita de farinha de trigo e ovos, polvilhada com açúcar.

Ao voltar a cidade, Brenda fica obcecada em desvendar os detalhes da morte da amiga. Acredito que negação, uma das fases de elaboração do luto, somada a culpa que Brenda sente por ter se afastado dos amigos, justifica as suspeitas sobre o acidente de Nicole muito mais do que qualquer evidência concreta.

Investigando o ocorrido nesses anos de ausência, Brenda revisita amizades que acreditou serem para sempre, enquanto questiona os rumos que deu para sua própria vida. 
Em certos pontos, as dúvidas da protagonista são as mesmas que acometem qualquer jovem adulto: Será que tomei as decisões certas para meu futuro? Será que a pessoa que eu escolhi para viver ao meu lado é a pessoa que eu idealizei ou se tornou um completo desconhecido? Vale sacrificar a vida pessoal pelo sucesso profissional? Porém, nesta trama, as respostas a esses questionamentos existenciais podem ser mortais.

Um maior aprofundamento na psique dos personagens teria tornado o livro mais denso, beneficiando o encerramento do enredo que, apesar de conter muita ação, é um pouco corrido demais. As 120 páginas de “Vingança Mortal” são ideais para uma noite de inverno regada a café e acompanhado por uma tigela de grostolis para solucionar, juntamente com Brenda, os mistérios de Lageado Grande.

E aí? Alguém conhece uma receita de grostolis para aproveitar a leitura?


 Vingança Mortal: 


14 comentários:

  1. Olá tudo bem!
    A resenha é maravilho, o livro também e por coincidência acabei de ler ele essa madrugada haha, a história é muito boa bem reformulada, parabéns pela resenha
    Abraços!!!

    Passa lá no blog, esta cheio de novidades!!!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Que bom que você também leu e gostou da minha resenha.
      Pode deixar que sempre passo no seu blog!
      Abraços!

      Excluir
  2. Oi

    Não conhecia o livro, adorei a resenha. Parece ser interessante, gostei da premissa.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a história. Deve ser cheia de mistérios.
    Boa semana!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu já fiz a leitura do livro e adorei, mas também achei que a história foi um pouco corrida. Mas mesmo assim foi uma ótima história haha Ótima resenha também.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thales!
      É um ótimo tema, mas poderia ser menos corrido sim.

      Excluir
  5. Nunca tinha nem ouvido falar deste livro, mas achei super interessante.
    Parece ser bem legal. Vou pesquisar xD

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monique!
      Nova autora nacional, vale pesquisar sim.

      Excluir
  6. Só pela sua resenha já se tenha uma nossa de como a narrativa é dinâmica e fiquei super curiosa com relação ao grostolis, acredita que eu não conhecia :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Line!
      Minha vó italiana fazia grostolis, mas só lembro mesmo dos que minha mãe fazia. Fica entre a massa do bolinho de chuva e o pastel.
      Eram deliciosos!

      Excluir
  7. Olá! \o/
    Admito que nunca ouvi falar do livro, mas agora, lendo sua resenha, eu já o adicionei à minha wishlist. Até porque a gente está tão acostumado com os padrões norte-americanos em nossas leituras, e fontes de entretenimento no geral, que é surpreendente quando vemos algo com o qual podemos nos identificar mais! c:

    http://eujovemdemais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Foi exatamente isso que me chamou atenção.
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...