27 de agosto de 2015

[Resenha] No Ar Rarefeito / Jon Krakauer

Obrigada por terem participado na escolha dessa resenha.  Fiquei muito feliz com os comentários do post anterior e o gato Omar está envaidecido :)
Beijinhos!

No Ar Rarefeito –
Um relato da tragédia no Everest em 1996
(Into Thin Air: A Personal Account of the Mount Everest Disaster)
Jon Krakauer
ISBN-13: 9788535908473
ISBN-10: 8535908471
Ano: 2006 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Companhia de Bolso


“Às vezes me perguntava se
 eu não tinha percorrido
um longo caminho para descobrir
 que o que eu realmente procurava
 era algo que eu tinha deixado para trás”.

(JON KRAKAUER, No Ar Rarefeito, 2006)


É sempre uma experiência interessante e enriquecedora quando saímos da nossa zona de conforto em qualquer aspecto da vida e não deixa de ser diferente com a literatura. Tenho dificuldade de imaginar um livro mais distante do que costuma me agradar do que uma história real sobre uma tragédia, porém, No Ar Rarefeito (Into Thin Air: A Personal Account of the Mount Everest Disaster, Jon Krakauer, 2006, Companhia de Bolso, 288 p.) só poderia ser descrito exatamente assim, mas esse fato não impede que eu considere esse livro um dos mais bem escritos que chegou em minhas mãos.

O que era para ser um artigo especial para uma revista esportiva transforma o jornalista e alpinista americano Jon Krakauer – também autor do famoso livro Na Natureza Selvagem (Into the wild, 1996, Editora Companhia das Letras, 214 p.) – em um dos protagonistas da tragédia ocorrida em 1996 no Monte Everest.

Acompanhando uma expedição comercial especializada em conduzir os clientes ao topo da maior montanha do mundo, Jon, além de relatar sua experiência a caminho dos 8848 metros de altitude, nos agracia com a história envolvendo o Everest que sempre fascinou o homem.

Impressiona a industria bilionária que movimenta esse canto remoto do mundo e o quanto, apesar de injeção de dinheiro, a mercantilização da montanha interfere na cultura do Nepal e põem em perigo a vida dos sherpas, os habitantes da montanha, que são os que mais se expõem para fazer com que alpinistas ricos, porém mal preparados, cheguem ao cume do Everest.

Enquanto Krakauer analisa com uma pitada de culpa do sobrevivente, sua própria vida e as consequências daquele ano em que foram registradas mais mortes no Everest – 19 no total – o leitor pega carona nas inóspitas condições do Himalaia e nas emoções do escritor.

Confesso que antes desse livro não conseguia entender a atração por escaladas dessa magnitude, que ultrapassa o amor pelo esporte, colocando em risco desmedido a vida. Contudo, Jon Krakauer, munido com sua talentosa escrita que flui de um assunto para outro sem ao menos nos darmos conta disso, nos permite vivenciar essa experiência que está ao alcance de poucos.

A única outra oportunidade de degustar uma paixão por um estilo de vida ariscado foi nos livros do também excelente Richard Bach – autor da já clássica fábula “Fernão Capelo Gaivota” (Jonathan Livingston Seagull, 1970, Editora Record, 152 p.) – em que podemos acompanhar seu pequeno avião sobrevoando as planícies norte-americanas na sua belíssima descrição em “Nada Por Acaso” (Nothing by Chance, 1978, Editora Hemus, 205 p.).

Virando as páginas dos livros, saio da minha zona de conforto – escalando, voando, sentindo – e não é essa a beleza da leitura?


Excelente!

Encontre No Ar Rarefeito:

17 comentários:

  1. Uau! Parece ser um livro cheio de emoções. Gosto desses livros de relatos reais.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente eu fujo de livros sobre realidade (curto uma ficção...rsrs), porém agradeço a insistência de um amigo para que eu lesse. Valeu muito a pena! Recomendo!

      Excluir
  2. Ollá Tatiana ^^
    Não tinha ouvido falar deste livro antes mas gostei bastante. Acho fascinante a ideia de escaladas e esses tipos de aventuras, e por este motivo, mesmo não sendo um dos gêneros que costumo ler, vou tentar encontrar este livro para ler e me aventurar.
    Pelo que citaste na sua resenha me pareceu ser um livro que sentimos está conversando com o escritor, como se estivesses escutando uma longa e maravilhosa historia de um amigo *-* interessante :D
    Parabéns pela resenha, me deixou com bastante vontade de ler o livro!

    Beijoxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maby!
      A narrativa do autor dá essa sensação mesmo.
      Eu também não costumo ler esse gênero, mas não me arrependi. Dê uma chance para esse livro também.
      Beijos!

      Excluir
  3. Tati que livro!

    Adorei sua resenha. Eu fiquei super interessada na história e não sabia a existência dele. Dica anotada, quero muito exemplar desse na minha estante.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kênia!
      A escrita desse autor é fenomenal! Será uma ótima aquisição :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Assim que vi esse post lembrei logo da tragédia em que um avião caiu que aquelas pessoas ficaram presas nas montanhas e pra sobreviver tiveram que comer a carne de seus companheiros que morreram na queda, nem me pergunte porque!
    Eu gosto um pouco de esportes radicais (tipo descer em montanhas russas e toboáguas super altos), mas nunca vou entender isso que essas pessoas fazem (excesso de adrenalina, geralmente, quase me mata), talvez eu precise ler o livro pra ter uma ideia melhor :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniele!
      Eu fico longe até de montanhas russas...kkkkkkk
      Lembro dessa queda de avião... se não me engano foi na Cordilheira dos Andes e o mais impressionante é que poderia acontecer com qualquer pessoa, mesmo as que fogem da adrenalina como eu.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi!

    Adorei a sua resenha, não sabia que era um livro, sabia só que esse mês vai estar no cinemas o filme! Estava louca pra assistir e agora mega curiosa para fazer a leitura.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cíntia!
      Acabei de assistir ao trailer! Não sabia da existência do filme... realmente é sobre a mesma tragédia de 96.
      Obrigada pela dica, assistirei com certeza!
      Beijos!

      Excluir
  7. Olhá, enquanto estava no cinema hoje eu pude ver um trailer a respeito de um filme, baseado em uma historia real chamado Everest, de repente podem ser da mesma fonte e confesso, me fascinou um bocado. O que eu sou obrigado a dizer, acabou por chamar mais minha atenção foi quando alguém do filme fala que o corpo humano não está preparado para sobreviver a altura de cruzeiro de um Boeing 747. Então posso afirmar que sua resenha, mais a historia, mais esse filme, com o fascínio que eu sempre tive sobre essa montanha e seu irmão K-2, poderia dizer que esse é um livro que pode ser de leitura interessantíssima.
    bjos LP.
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que não sabia da existência desse filme! Acabei de assistir ao trailer e é sobre a mesma tragédia de 96 relatada no livro. Assistirei em breve! :)
      Você vai adorar esse livro! Fala muito sobre a história do Everest e um pouco do K-2.
      Beijos!

      Excluir
  8. Fico feliz em ter te ajudado na decisão de fazer a resenha desse livro que parece tão interessante, e que está tão longe da minha zona de conforto (E digamos que é aí, fora dela, que a magia acontece!) <3

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ajudar nessa escolha, Ana!
      Sair da zona de conforto nunca é fácil, porém a literatura nos proporciona excelentes oportunidades :)
      Beijos!

      Excluir
  9. Parabénsss pela resenha, você explicou muito bem e nos deixou com vontade de ler o livro *-*
    Parece um livro ótimo que te faz sair da "zona de conforto", super curti...

    Beijãoo!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Foi muito bom dividir minha experiência com esse livro que não é tão conhecido aqui no Brasil.
      Super recomendo essa leitura... definitivamente é um livro marcante :)
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...