2 de março de 2017

[Resenha] Sutilmente / Nina Spim

Nina Spim livro resenha gatitaecia
Por meio da parceria do blog Gatita e Cia. com Nina Spim tive oportunidade de conhecer, além da escrita da autora, um pouco sobre as personagens Giovana e Laura no seu conto “Sutilmente”. Venha conferir essa resenha.  

Sutilmente - Nina Spim

Nina Spim livro resenha gatitaecia

Em Sutilmente, a escritora Nina Spim congela um momento no tempo e o esmiúça. Não apenas qualquer momento, mas aquele que, mais tarde, nos damos conta que foi um divisor de águas.
O conto é narrado em primeira pessoa por Giovana, uma adolescente que, diferente dos demais colegas de classe, não deixa de perceber a nova aluna, Laura, em seu primeiro dia de aula. Em apenas 14 páginas, a autora recria a atmosfera de colégio, com sua dinâmica peculiar e intricada, sendo impossível que qualquer tipo de leitor não se identifique, até mesmo trazendo um sentimento de nostalgia para a leitura. 
Nina Spim resenha livro gatitaecia
A importância da aprovação dos pares nessa fase complicada de descobertas e autodescobertas se contrapondo a empatia quase magnética que Giovana sente pela novata, assim como o comportamento hostil de Laura em um ambiente ainda desconhecido são os pontos altos da narrativa. A escrita cativante de Nina Spim consegue exprimir, com uma abordagem "sutil", como todo primeiro encantamento por outra pessoa deveria ser – seja ele entre duas garotas, dois garotos, um menino e uma menina – tanto no início inocente da adolescência, quanto em qualquer etapa vida.

Após essa leitura, já estou ansiosa para ler os outros contos da autora. Saiba mais sobre eles e sobre Nina Spim nesse link.

Já leram algum conto, livro ou assistiram algum filme/série sobre esse momento em que o protagonista conhece aquela pessoa especial que mudará seu mundo? Conte nos comentários.

Curta nossa página XD
Siga nosso Instagram XD
Estamos no Google+

10 comentários:

  1. Adorei o post, resenha muito bem escrita! Bateu aquela vontade de ler <3 bjos s parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da ideia de congelar o tempo e esmiuçar. o conto pra mim é juvenil e válido ao público alvo. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Ah que delicinha de conto menina, eu nao sabia que era a Nina que tinha inscrito e fico feliz por isso, pretendo com toda certeza ler quando ter a oportunidade.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu não gostei! Não gosto de contos, tampouco de histórias românticas... Ou seja: não há nada que me atraia à história :(

    ResponderExcluir
  5. Nossa, parece ser bem legal esse conto, embora eu não goste muito de contos esse me chamou atenção!
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem? Eu não sou de ler contos, mas você me deixou curiosa. Vou ter que ler este!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei legal o conto, embora prefira contos de terror. No entanto, o que mais pesa pra mim é o fato de não conseguir fazer leituras digitais. Portanto, esperarei um dia o conto virar livro impresso, aí sim, poderei arriscar a leitura.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Olá Tatiana, esse conto parece estar bem legal, adoro quando os autores retratam esse momento único que é o primeiro amor *-* Dica anotada.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  9. Eu tô amando tanto toda essa representatividade na literatura *-* minha lista de livros LGBT só cresce e agora temos mais esse conto pra eu ler <3

    ResponderExcluir
  10. Oie
    que legal, o conto é bem curto por ter poucas páginas e acho que já tinha ouvido falar, quem sabe uma hora eu resolvo pegar para ler, bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...