6 de agosto de 2016

Olimpíadas de Sofá - 11 Filmes sobre Esportes


Teve início oficialmente os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Aleluia! É claro que irei acompanhar tudo de pertinho e, para aproveitar o tempo entre uma competição e outra, fiz uma seleção de 11 filmes sobre esportes.
Confira as 5 modalidades especiais separadas pelo Gatita & Cia.


Olimpíadas de Sofá 

- 11 Filmes sobre Esportes


Modalidade: 100 metros “Clássicos”

Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, 1981)
A história de dois jovens atletas durante as competições das Olímpiadas de 1924. Um deles é Eric (Ian Charleson), católico missionário fervoroso que corre em favor de Deus. O outro, Harold (Ben Cross), é um estudante judeu de Cambridge, determinado a alcançar a fama e vencer o preconceito da sociedade de sua cidade.



Modalidade: Levantamento de “Biografias”

Prefontaine: Um Nome Sem Limites (1997)
Cinebiografia de Steve Prefontaine (Jared Leto), polêmico corredor que, na década de 70, participou das Olimpíadas. Dedicado, sempre treinou para ser o melhor, mas sua personalidade impetuosa sempre o impediu de atingir o sucesso pleno no esporte. 




Foxcatcher  - Uma História que Chocou o Mundo (2015)

Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.


Modalidade: “Históricos” Ornamentais

Munique (Munich, 2005)
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um esquadrão do serviço secreto israelense designado para perseguir e matar 11 palestinos suspeitos de terem planejado o massacre ocorrido nos Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique.




Estrada para a Glória (Glory road, 2004)

O filme, que se passa em 1966, conta a história do primeiro time de basquete formado apenas por negros como titulares. Em um momento de grande discriminação racial, o treinador Don Hanskins os avalia por suas habilidades, e luta para o fim do preconceito racial, levando o time à vitória. Baseado em fatos reais.

Invictus (2009)
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.


Pride – Orgulho de uma Nação (2009)
Com problemas para achar trabalho, por conta do preconceito racial, o determinado Jim Ellis (Terrence Howard), ex-competidor de natação, começa um trabalho em um centro de recreação, enquanto procura emprego como professor. Um dia, na piscina do centro, ele conhece um grupo de jovens negros que mudarão sua vida. Baseado em uma história real.


Modalidade: “Comédias” Sincronizadas

Asterix nos Jogos Olímpicos (Astérix aux Jeux Olympiques, 2009)
 Asterix (Clovis Cornillac) e Obelix (Gérard Depardieu) embarcam numa nova aventura onde terão que vencer os Jogos Olímpicos para que o jovem gaulês, Apaixonadix (Stephane Rousseau), possa casar com a Princesa Irina (Vanessa Hessler) e derrotar o terrível Brutus (Benoît Poelvoorde) que está, ele também, pronto a usar todos os estratagemas para ganhar os Jogos Olímpicos e livrar-se de Júlio César (Alain Delon), seu pai.


Pateta nas Olimpíadas  (Goofy's All-Star Olympics, 1942)

Filme sobre as Olimpíadas que aproveita alguns curtas do Pateta com cenas inéditas de um curta na Grécia.

Modalidade: Arremesso de “Documentários”


Murderball: Paixão e Glória (2005)
 O documentário mostra o cotidiano de um grupo de paraplégicos que jogam rúgbi, violento esporte semelhante ao futebol americano, em cadeiras de rodas. O filme mostra os desafios que eles devem superar para participar das Paraolimpíadas na Grécia.


Modalidade: Maratona de “Séries”

Lances da Vida (One Tree Hill, 2003-2012)
A história gira em torno de Lucas Scott (Chad Michael Murray), um jovem de 16 anos que sonha em ser jogador de basquete. Vive com a mãe, Karen Roe (Moira Kelly), e é meio-irmão de Nathan Scott (James Lafferty). Seu pai, Dan (Paul Johansson), nunca o aceitou como filho, deixando-o sob criação total da mãe. Ao ser convidado para se juntar aos Ravens, time de basquete da Tree Hill High, escola onde estuda, Lucas tem de lidar com a pressão do pai e o temperamento forte do irmão Nathan. Além disso, ele se apaixona por Peyton Sawyer (Hilarie Burton), namorada do irmão e cheerleader do time. Para piorar, Brooke Davis (Sophia Bush), melhor amiga de Peyton, se apaixona pelo jovem. Nathan usa Haley (Bethany Joy Galeotti), melhor amiga de Lucas, como alvo para atingir o garoto. Porém, seus planos dão errado, e ele acaba se apaixonando pela moça. Lutando pela aceitação do pai e enfrentando brigas com o irmão, Lucas tem de equilibrar sua vida emocional com o basquete.



Fontes: 1, 2, 3

Gostaram da minha seleção? Já assistiram algum? Conhecem outros filmes e séries sobre esportes? Conte nos comentários. 


Gatita&Cia.
Fan Page
Instagram
G+

9 comentários:

  1. Oii, flor ♥
    Curti bastante o post com essa vibe de Olimpíadas rs Dos filmes citados só assisti o do Asterix e gostei bastante! Da Maratona de séries rs já assisti One tree hill e amei a série ♥ Saudades! rs

    Beijão!
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era vidrada em One Tree Hill...rs... principalmente nas primeiras temporadas.
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei o post e as dicas . bjs
    http://www.evelinruppel.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse post! Eu adoro o Invictus, e o Carruagens de Fogo tbm é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o Invictus. Vou procurar assistir os outros. Amei o post.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. AMEI sua seleção!!! amooo assistir filmes assim e não vi nenhum da sua lista, vou guardar e ver tooodos! bjjj

    ResponderExcluir
  6. Adorei as sugestões, mas ainda n vi nenhum ainda!

    Bjooo
    diariamentedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, que post bacana! Alguns filmes da listinha já conhecia, é sempre bom ver esse tipo de filme pois quase sempre trata-se de muita superação e força de vontade, dá um ânimo haha
    Beijos
    http://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...