10 de setembro de 2015

[Resenha] Jogando por Pizza / John Grisham



Jogando Por Pizza 
(Playing For Pizza)
John Grisham
Ano: 2007 / Páginas: 292 / Editora: Rocco

Mundialmente conhecido por seus best-sellers que enfocam com maestria o universo jurídico, o renomado escritor norte-americano John Grisham sai de sua zona habitual com o livro Jogando Por Pizza (Playing For Pizza, 2007, Editora Rocco, 292 p.), trocando os tribunais pelos gramados.

Rick Dockery está acomodado como terceiro quarterback do time de futebol americano Cleveland Browns, sendo pago praticamente apenas para treinar, pois segundo as regras, quando o terceiro jogador dessa posição entra em campo em um jogo, o quarterback titular, normalmente o astro do time, não poderá retornar naquela partida. Contudo, o improvável se concretiza e Rick é forçado a jogar os últimos minutos da final da conferência da AFC contra o Denver Broncos. 

Desperdiçando uma liderança de 17 pontos, o jogador se torna a piada nacional por sua performance desastrosa ao terminar a partida com, além da derrota humilhante, uma concussão cerebral – uma lesão devido a quedas ou pancadas na cabeça que podem ocorrer em esportes de contato, que altera temporariamente as funções cognitivas normais, como memória, concentração ou equilíbrio.


O futebol americano, hoje o esporte mais popular nos Estados Unidos, superando até mesmo o baseball e o basquete, é realmente fascinante. Simplificando bastante, o objetivo é a conquista de território: cada time de ataque tem quatro tentativas para avançar dez jardas no gramado em posse da bola oval, enquanto a missão do adversário é impedi-los de cruzar a “end zone” (o final do campo), o que configura um “touchdown” que soma seis pontos e dá direito de chutar um ponto extra entre as traves em formas de Y. Se o ataque não conquista as dez jardas, na quarta tentativa, dependendo da localização em campo, escolhe entre tentar um “field goal” que garantem três pontos ou devolver a bola para o rival.

Acompanhando a umas cinco temporadas a NFL (National Football League) – liga de futebol americano composta de duas conferências (AFC e NFC) – me tornei grande admiradora desse jogo que sempre me remeteu ao mais próximo que se pode chegar do xadrez de bruxo do Harry Potter – juro! – e John Grisham consegue, através da visão do protagonista, descrever perfeitamente as intrincadas nuances desse esporte de estratégia.

Cortado do time e ridicularizado na imprensa, Rick, ao insistir em não abandonar a carreira, é convencido pelo seu agente a aceitar jogar no Parma Panthers, na desconhecida liga italiana.

É em Parma, cidade ao norte da Itália que o jogador passa por um processo de transformação no melhor estilo de “Comer, Rezar, Amar(Elizabeth Gilbert, Editora Objetiva, 475p.) em versão masculina, com uma grande ênfase em “comer”, já que os deliciosos banquetes, repletos de presunto de Parma, queijos e massas ganham grande importância na mudança de vida do protagonista.

O choque cultural inicial, com o estranhamento de costumes, é convertido em uma inevitável autoanálise de suas crenças e os questionamentos resultantes mostram a Rick que seu grande fracasso é uma oportunidade de se reinventar, mesmo que enquanto esteja passando por essa experiência, não tivesse consciência desse fato. Ao alcançar o relativismo cultural, descobre que o sucesso depende muito mais em desvendar o que realmente é importante para você antes de buscar um objetivo. 

Permeada pela fascinação diante da cidade italiana, com sua história estampada em cada fachada e monumento, suas óperas e inigualáveis refeições, Rick encontra em seus novos colegas do Parma Panthers, por mais inusitado que possa parecer, o que nunca conseguiu nos Estados Unidos: vínculos reais e um sentimento de pertencimento.

Assim como importantes obras do ex advogado John Grisham – desde seu sucesso de estreia Tempo de Matar (A Time to Kill, 1989), passando pela A firma (The Firm, 1991) e O Dossiê Pelicano (The Pelican Brief, 1993) entre tantos outros – Jogando por Pizza também tem seus direitos vendidos para ser adaptado ao cinema, porém, ainda não tem nenhuma previsão para entrar em produção.

Sendo um livro curto, fiel ao estilo de escrita fluida de Grisham, Jogando por Pizza, apesar de não requerer conhecimento sobre o Futebol Americano, certamente será uma leitura mais prazerosa para quem tem familiaridade com o esporte.

Aproveite a oportunidade para mergulhar no universo do protagonista, pois a temporada da NFL começa agora em setembro. No Brasil os canais ESPN transmitem em média cinco jogos ao vivo por semana até fevereiro, quando ocorre o Super Bowl, a grande final. Uma cobertura tão ampla é resultado de um aumento exponencial dos torcedores brasileiros que também podem contar com campeonatos regionais e nacionais, tendo alguns times sendo formados até mesmo por escudos do nosso futebol tradicional – é o caso do Corinthians Steamrollers e do Palmeiras Locomotives. Será que já poderíamos sonhar com uma versão tupiniquim desse livro? Certamente seria intitulado “Jogando por Feijoada”.
Confira Jogando por Pizza:



24 comentários:

  1. Parece ser um livro interessante pra quem gosta de futebol americano, mas não consigo me ver lendo um livro desses apesar de tudo '>< , mas é certamente uma ótima dica de leitura!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente o livro pode ser pouco interessante para quem não curte acompanhar esportes diferentes... somente vale a pena se for muito apaixonada pela Itália.
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu gosto dos livros desse autor da parte jurídica mesmo, esse não me atraiu nem um pouco e é estranho, porque adoro o John! Deve ser curioso lê-lo, porque não?

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li um outo livro desse autor: O Testamento.
      Gostei bastante da parte jurídica também. Apesar de serem bem diferente, escrita tem a mesma fluidez.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oii Tati

    O livro parece ser interessante, mas não para mim, eu não gosto de futebol americano, na verdade ñão consigo sequer enteder como funciona. Futebol americano e baseball são dois mistérios para mim. Ainda não conheço o autor também, não li nenhum de seus livros, mas fica a dica, se um dia eu entender pelo menos o básico de futebol americano, pode ser que a história me interesse...

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Alice, meu gosto por esportes é meio excêntrico... rsrsrs.
      Já tentei acompanhar baseball, mas pela tv é um tanto tedioso.
      Beijos!

      Excluir
  4. Que resenha incrível!!
    Eu não conhecia o autor, nem a obra, mas fiquei muito curioso.
    Gostei bastante do enredo - parece ser meu 'tipo de história'.
    Muito bem apresentada, por sinal! Já vou procurar o livro, e espero curtir.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Plínio!
      O livro é curtinho, vale conferir!
      Eu só li porque o enredo era sobre futebol americano, mas não me arrependi... foi muito mais profundo do que imaginei a princípio.

      Excluir
  5. Alo Tati
    Olha, quando vi a primeira imagem achei mesmo que fosse falar do super bowl, então que grata surpresa, o livro é sobre futebol americano.
    Me pergunto quem comprou os direitos para a adaptação.
    Beleza que eu sou mais fão de basquete, acompanho a NBA desde, sei lá muito tempo, mas a NFL, depois liga americana parecem ser um bom pano de fundo nessa historia.
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal LP!
      Gosto bastante de NBA também... gostaria de ler algum livro que envolvesse esse esporte.
      Pelo que andei pesquisando, a adaptação está engavetada desde 2010 :(... triste, merecia ser produzido.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Tatiana!
    Não conhecia o autor nem o livro, mas parece legal.
    Admito que não curti muito o filme de Comer, Rezar e Amar, mas não descartaria uma outra experiência.
    Obrigada pela indicação na TAG, já está salva na pauta. \o/ Aproveito pra te indicar numa TAG lá no blog também. ;)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação, Priih... adoro TAGs!!! Vou responder com certeza!
      Eu estava com tanto receio de assistir Comer, Rezar e Amar que não achei tão ruim...kkkkk
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o autor e nem a obra.
    Achei interessante.
    Bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo joia, Jess?
      Tenho certeza que alguma adaptação para o cinema você já deve ter assistido... Tom Cruise, Julia Roberts entre muitos astros já estrelaram suas obras.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi! ^^
    Ainda não li nada do autor, mas a trama desse livro me pareceu interessante.
    Você disse no início que está fora da zona de conforto do autor, pois da minha também.
    Não sei se vou ler, mas obrigada pela dica!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina!
      Esse também não foi uma leitura normal para mim...rsrs...mas gostei da experiência.
      Beijos!

      Excluir
  9. Hey Tati, tudo bom ?
    Quando eu vi o nome achei uma graça mas nao sabia que era sobre o futebol americano, diferente e bem bacana para conhecer hein?
    Tenho apenas um livro do autor, mas não li ainda "O Testamento"
    No momento não leria, mas anotada a dica, quem sabe? :D
    participaaa, mande cartinhas pra mim tb kkk
    Um abraço!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm! Tudo joia?
      Se não engano já li O Testamento e gostei.
      hahaha ...vou te mandau uma cartinha com marcador de livros feito a mão...espero que a greve dos correios termine em breve.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oiii

    Não sou muito fã de futebol e nunca li nada do autor, com certeza não começaria por esse. HAHAHAHA

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!
      Não recomendo começar por esse livro também ...hahaha
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Tatiana, tudo bem?
    Obrigada por sua visita lá no Doces.
    Já seguindo aqui e em suas redes sociais.
    Eu não conhecia o livro e como comentei lá no blog, eu não entendo nadica de nada desse esporte e não é algo que me atraia, mas fiquei interessada na história, no lance de se reinventar e de descobrir vínculos em um País que não seja o seu.
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lia! Já te adicionei e estou seguindo seu blog também.
      Certamente os novos vínculos são o tema principal desse livro, mas quem curte o esporte ou a Itália irá apreciar muito mais a leitura.
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...