2 de setembro de 2015

[Lançamento] Novo livro de Tolkien



No dia 2 de setembro de 1973 falecia aos 81 anos, na Inglaterra, Sir John Ronald Reuel, mais conhecido por J.J.R. Tolkien, premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, autor das obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

É mais do que público o fato que grandes autores de fantasia se inspiraram em J.J.R. Tolkien e sua clássica saga O Senhor dos Anéis para criarem seus próprios mundos. Na verdade, ter um livro relacionado em qualquer aspecto com a internacionalmente famosa obra do britânico chega a ser motivo de orgulho. É o caso do autor George R. R. Martin, que em entrevista recente ao The Observer, disse que almeja para o desfecho de sua “Crônicas de Gelo e Fogo” (também conhecida como Game of Thrones por causa da série televisiva da HBO baseada nesses livros) o mesmo tom agridoce que Tolkien imprimiu em O Expurgo do Condado – penúltimo capítulo de O Retorno do Rei, o livro final da trilogia O Senhor dos Anéis.

Sendo a influência de todo o imaginário popular de uma geração inteira de escritores e leitores, é uma surpresa que só após 42 anos de sua morte chegue ao público um livro inédito do início da carreira literária de Tolkien. 

Considerado a semente que originou o universo de lendas descritas em O Silmarillion – livro de contos sobre a Primeira Era – The Story of Kullervo (A História de Kullervo) foi escrita em 1914 por Tolkien durante a I Guerra Mundial, 40 anos antes de O Senhor dos Anéis. 

Baseada no épico finlandês “Kalevala”- um poema em prosa considerado o fundador da cultura escandinava – o livro inédito de Tolkien está disponível no Brasil desde o dia 27 de agosto somente pela livraria virtual Amazon. Na Europa será lançado pela editora HarperCollins do Reino Unido, porém ainda não tem uma previsão para o lançamento em português por aqui. Ficamos na esperança de que a recém-inaugurada HarperCollins Brasil lembre dos fãs tupiniquins de Tolkien e invistam o mais breve possível nesse título.

Confira a sinopse de The Story of Kullervo (J.R.R. Tolkien, 2015, 192p.) divulgada pela editora via o site Tolkien Brasil:
“A primeira publicação mundial de uma obra de fantasia previamente desconhecida de J.R.R. Tolkien, que conta a poderosa história de um jovem condenado que é vendido como escravo e que jura vingança contra o mago que matou seu pai.
Kullervo, filho de Kalervo é talvez o mais sombrio e trágico de todos os personagens de J.R.R. Tolkien. O “Infeliz Kullervo”, como Tolkien o chamou, é um menino órfão infeliz com poderes sobrenaturais e um destino trágico.
Criado na casa do mago escuro Untamo, que matou seu pai, sequestrador de sua mãe, e que tenta três vezes matá-lo quando ainda era menino, Kullervo está sozinho salvo pelo amor de sua irmã gêmea, Wanona, e a proteção dos poderes mágicos de Musti, o Cão Preto. Quando Kullervo é vendido como escravo ele jura vingança contra o mago, mas aprenderá que, mesmo no propósito de vingança não há como escapar do mais cruel dos destinos.
O próprio Tolkien disse que a história de Kullervo foi “o germe de minha tentativa de escrever minhas próprias lendas”, e que foi “um tema importante nas lendas da Primeira Era’. O Kullervo de Tolkien é claramente o antecessor de Túrin Turambar, o herói trágico incestuoso de O Silmarillion. Além de ser uma história poderosa em sua própria forma, A História de Kullervo, publicada aqui pela primeira vez com esboços do autor, notas e ensaios sobre seu trabalho original, o Kalevala, é uma pedra fundamental na estrutura do mundo que Tolkien inventou“.

 The Story of Kullervo:

10 comentários:

  1. Acredita que nunca li nenhum livro do Tolkien? Tenho muita vontade! Estão na minha lista, inclusive esse!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um excelente escritor! Sou fã de carteirinha...rsrs...
      Recomendo começar com O Hobbit, que, apesar de ser considerado um livro infantil, é bem complexo e dará uma boa base para a compreensão da trilogia O Senhor dos Anéis.
      Beijos!

      Excluir
  2. Esse é o cara!
    Graças a Deus ainda publicando livros!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Vanessa!
      Estou empolgada com essa novidade e estou reunindo coragem para ler esse novo livro em inglês mesmo, mas Tolkien, sendo um especialista na língua inglesa, tem uma escrita bem complexa.
      Beijos!

      Excluir
  3. Não sabia desse livro. Nunca li nada do autor, então não foi um lançamento que me empolgou, mas imagino que deva haver muitos leitores ansiosos por aí.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Confesso que sou uma dessas leitoras empolgadas com a novidade...rsrs..
      Beijos!

      Excluir
  4. Oiiii

    Acho Tolkien um gênio. Seus livros sempre serão atuais e é o tipo de autor que dá até orgulho de ter pelo menos um livrinho dele na estante né? HarperCollins Brasil ´s muito chique hein? Espero que eles venham trazendo muitas novidades!

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A HarperCollins Brasil será uma das poucas subsidiária da gigante editora inglesa e chegou prometendo movimentar o mercado editorial brasileiro. Eles bem que poderiam começar traduzindo esse livro ...hehe.
      Beijos!

      Excluir
  5. Nunca li nenhum livro dele, mas espero conseguir ler algum em breve
    Beijos !
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo, Thayná!
      Um excelente escritor... comece com O Hobbit que é o livro menos complexo dele, porém, muito bom!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...